Home > Notícias

Apple libera o iTunes U

Ferramenta para o mercado educacional permite integrar professores e alunos no gerenciamento de conteúdos gerados pelos equipamentos da Apple; material pode ser acessado de qualquer lugar

Macworld/EUA

20/01/2012 às 13h56

Foto:

Durante o evento de educação da Apple, que aconteceu nessa quinta-feira (19/1), Eddy Cue e Jeff Robin, executivos da empresa, apresentaram o aplicativo iTunes U, uma nova maneira para estudantes e professores gerenciarem o material utilizado em sala de aula no iPad, iPhone ou iPod Touch. 

Além do player da companhia fornecer acesso ao conteúdo disponível na seção iTunes U da iTutunes Store, ele também proporciona maneiras para professor e aluno interagirem. A interface de abertura parece muito com a do aplicativo iBooks, da Apple, com uma estante que exibe ícones com diferentes disciplinas.

Ao tocar em uma delas, é exibida uma lista de tópicos à esquerda, e neles os professores podem postar notas, resumos e tarefas para a sala, e os estudantes recebem notificações quando há novas postagens. Com essas listas no iTunes U, os alunos podem marcar quando uma tarefa é concluída. 

O app também permite que ele seja operado com outras mídias: um professor pode pedir aos estudantes para que leiam certos textos, com links que dão acesso à iBookstore ou outras fontes, ou ainda escolher vídeos para que os estudantes vejam, seja via streaming ou baixados para o dispositivo iOS, para que possam ser vistos mais tarde. 

A aba Notes no aplicativo é um local no qual anotações de todos os seus textbooks e cursos são reunidas. É parecido com o recurso da nova versão do iBooks, anunciado no mesmo dia. Já em Material, o app coleta todos os materiais relacionados à disciplina, que incluem áudio, vídeo, livros, PDFs, documentos do Pages, apresentações do Keynote e outros apps. Todo o material pode ser obtido através do iTunes U.

 

itunesu01.jpg

iTunes quer levar a sala de aula para qualquer lugar do mundo

 De acordo com a Apple, estudantes podem acessar cursos do iTunes U e seus respectivos materiais completos de qualquer lugar do mundo. Antes do lançamento, apenas alunos que estivessem na sala de aula naquele momento podiam usufruir do conteúdo do iTuens U.

“O novo iTunes U permite aos estudantes, de qualquer lugar, acessar cursos inteiros das universidades de grande prestígio”, apontou Cue, vice-presidente sênior de Software de Internet e Serviços, em uma declaração disponibilizada pela companhia. “Nunca antes os educadores puderam oferecer cursos de uma maneira tão inovadora, permitindo que qualquer pessoa que esteja interessada em um tópico em particular possa aprender de qualquer lugar do mundo, não apenas na sala de aula”. 

O iTunes U, frisou Cue, fornece o maior catálogo de conteúdo educacional gratuito do mundo, com mais de mil universidades utilizando o app para fornecer conteúdo educacional. 

A Apple disponibilizou também diversos recursos web para os professores interessados em criar e distribuir cursos através do iTunes U, que pode ser acessado a partir de um portal específico (por enquanto, ainda não possui uma opção para os professores brasileiros, apesar do site estar em português). O endereço possui diversos links a respeito do funcionamento do serviço, além de uma comunidade de suporte, na qual os docentes podem fornecer feedback e discutir entre si. 

A Apple oferece uma ferramenta web chamada iTunes U Course Manager, que fornece instruções sobre como criar o curso, além de materiais que podem ser enviados e hospedados pela Apple. 

O aplicativo iTunes U é gratuito e já está disponível na iTunes Store. 

 

itunesu02.jpg

Plataforma é o maior catálogo de conteúdo educacional gratuito do mundo, garantiu executivo

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail