Home > Notícias

Apple libera suíte iWork for iCloud gratuito em versão beta

A Apple liberou neste final de semana os ícones para acesso gratuito à sua suíte de aplicações office na tela do serviço de nuvem iCloud

Gregg Keizer - Computerworld US

23/08/2013 às 21h03

iwork for icloud 435.jpg
Foto:

A Apple começou a liberar nesta sexta-feira, 23/08, sem fazer barulho, a versão gratuita em beta da suíte iWork for iCloud para todos os usuários que possuem conta no serviço de nuvem iCloud.

A suíte de aplicativos inclui versões web do processador de textos Pages, a planilha Numbers e o gerador de apresentações Keynote - que juntos são chamados de iWork - e foi mostrada em junho durante a Worldwide Developers Conference da Apple.

Desenvolvedores registrados receberam na época acesso imediato ao produto. Desde então, a Apple vem progressivamente adicionando novos usuários ao programa de uso público da versão beta por meio de convites via email. Desta vez no entanto, usuários do iCloud podem ver na tela de entrada os ícones para acesso beta aos produtos.

Testamos o acesso aos produtos de diferentes contas que têm registro no iCloud e todas puderam usar os produtos. O iWork beta funciona em três browsers: Safari, Chrome e Internet Explorer. A Apple prometeu que ampliaria a lista de browsers, incluindo o Firefox e o Opera, já que ambos rodam em Windows e OS X.

Muitos analistas acreditam que a Apple vai distribuir gratuitamente o iWork for iCloud para donos de iPhone, iPad e Mac, da mesma forma que já faz com o serviço de nuvem iCloud, com um outro atrativo para convencer consumidores a comprar seus equipamentos. A outra razão é um tanto óbvia: a concorrência está gratuita, incluindo o Google Docs e o Microsoft Office Web Apps.

Alguns analistas sugerem que a Apple pode associar os novos produtos ao já existente iWork para iOS e OS X. Nessas plataformas, as três apps são vendidas por 9,99 dólares (iOS) ou 19,99 dólares (OS X) cada. A Apple planeja fazer o upgrade do iWork para OS X no outono americano (próximo trimestre), o que está dando mais crédito à teoria.

Nesse caso, o iWork for iCloud estaria disponível apenas para aqueles que comprassem uma versão do software para iOS ou OS X. Esse modelo de negócios seria similar ao adotado pela Microsoft que está oferecendo algumas apps do Office para o iPhone e smartphones Android apenas para consumidores que possuam uma assinatura ativa do Office 365.

Embora a aparição do produto tenha sido um tanto inesperada - antes a Apple tinha prometido um beta público para "esse outono" - a empresa ainda precisa anunciar a data final de lançamento do produto e esclarecer se vai ou não cobrar pelo uso das apps de nuvem e se for cobrar, quanto.

Os donos de contas de iCloud - quem possuir um dispositivo iOS ou um computador com sistema operacional OS X - podem acessar as versões beta do Pages, Numbers e Keynote fazendo login no site icloud.com com seu nome de usuário e senha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail