Home > Notícias

Apple libera updates com correções de bugs no iOS, macOS e Safari

Atualizações para Macs e iPhones e iPads já estão disponíveis com correções para dezenas de vulnerabilidades de segurança.

Macworld / EUA

24/01/2017 às 11h13

applestore_625.jpg
Foto:

A Apple atualizou nesta segunda-feira, 23/1, o seu sistema para computadores macOS Sierra para a versão 10.12.3, corrigindo 11 vulnerabilidades de segurança e solucionando um problema de hardware gráfico no mais recente MacBook Pro de 15 polegadas.

Ao mesmo tempo, a Apple liberou o iOS 10.2.1, um update que corrigiu 18 falhas de segurança, sendo que a maior parte delas estão no Webkit, a base do navegador Safari.

Segundo os documentos da Apple sobre a atualização, o macOS 10.12.3 “melhora a mudança gráfica automática no MacBook Pro (de 15 polegadas, lançado em outubro de 2016)”. Outra correção solucionou “problemas gráficos” tanto no modelo de 15 polegadas quanto no “irmão menor” de 13 polegadas ao rodarem o Adobe Premiere Pro; esse bug chamou a atenção da Apple após um vídeo mostrando um notebook com o problema ter tornado-se viral.

A Apple revelou o novo MacBook Pro em 29 de outubro de 2016. O recurso mais notável do aparelho era a chamada Touch Bar, uma fina faixa acima do teclado sensível ao toque que responde a gestos e se adapta aos aplicativos sendo rodados no momento.

O mesmo update também corrige quase uma dúzia de vulnerabilidades, sendo que a maioria delas são críticas. Um par de bugs com o kernel relatados para a Apple pela equipe do Google Project Zero, por exemplo, foi citado como tendo o potencial para “executar código arbitrário”.

Atualização iOS

O iOS também foi atualizado nesta segunda-feira, 23/1, com a versão 10.2.1 oferecida para os donos de iPhone e iPad.

A Apple descreveu apenas as 18 vulnerabilidades corrigidas com o update. Nada menos do que 13 dessas falhas estavam dentro do WebKit, o projeto open-source que produz a engine de renderização por trás do Safari.

Além disso, o Safari no macOS também foi atualizado para corrigir 12 dos 13 bugs solucionados na versão para iOS. Chamado de Safari 10.0.3, o update foi liberado juntamente com o macOS Sierra 10.12.3, mas também foi disponibilizado separadamente para os donos de Macs rodando as versões mais antigas Yosemite e El Capitan, antecessores do Sierra.

Apesar de nenhuma descrição do update do Safari 10.0.3 mencionar o bug relatado pela Consumer Reports - a falha fez com que a publicação inicialmente se recusasse a recomendar os novos MacBooks Pro por conta de resultados incomuns com os testes de bateria - a Apple já disse anteriormente que resolveu a falha em um beta que levou ao macOS 10.12.3. Por isso, é esperado que o problema tenha sido resolvido no update apenas do Safari.

Os novos updates do iOS, macOS e Sierra serão oferecidos automaticamente nos aparelhos apropriados. Os usuários também podem iniciar um update por conta próprio nos Macs e iPhones/iPads acessando a App Store e os Ajustes, respectivamente, e depois indo em Software Update.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail