Home > Notícias

Apple libera versão final do Mac OS X Mavericks para desenvolvedores

Com chegada da edição "gold master" nesta semana, sucessor do Mountain Lion deve ser lançado na Mac App Store até o final deste mês.

Macworld / EUA

04/10/2013 às 11h03

osxmavericks_43501.jpg
Foto:

A Apple liberou nesta quinta-feira, 3/10, a versão final do sistema OS X Mavericks para desenvolvedores, sugerindo que o upgrade será lançado para o público geral durante a semana de 21 de outubro.

“Seed para download do OS X Mavericks GM e do Xcode 5.0.1 GM agora disponíveis na Mac Dev Center”, informa uma mensagem enviada para desenvolvedores.

A versão recebeu o termo GM, para “gold master”, uma descrição que alguns desenvolvedores usam para software que já foi finalizado e está pronto para ser enviado aos distribuidores. O status análogo usado pela Microsoft é RTM (release to manufacturing).

No caso da Apple, o OS X 10.9, também conhecido como Mavericks, não precisará ser gravado em DVDs, colocado em caixas e enviado para lojas de varejo porque só estará disponível para download via Mac App Store, assim como as últimas duas atualizações do sistema dos Macs.

A Apple ainda não informou um preço ou data de lançamento do Mavericks – além de informar que ele chega neste trimestre. Mas a chegada do Mavericks versão GM em 3/10 sinaliza que os usuários poderão comprar o upgrade daqui cerca de duas semanas.

Em 2011, a Apple lançou a versão GM do OS X Lion em 2 de julho e liberou a versão final em 20 de julho, um intervalo de 18 dias. Um ano depois, o Mountain Lion GM saiu em 9 de julho e chegou à Mac App Store em 25 de julho – 16 dias depois.

Vale lembrar ainda que, coincidência ou não, a Apple apresentou suas atualizações para a linha iPad por volta dessa época em 2012. Por isso, não seria loucura imaginar um evento em que a companhia anunciasse tudo isso: a chegada do OS X Mavericks e de novos iPad e iPad Mini.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail