Home > Notícias

Apple lidera ranking de computadores no mercado europeu de educação

A Apple é a número um em computadores na Europa no mercado de educação, posição que já mantém por 8 trimestres seguidos, segundo o Gartner.

Macworld/Reino Unido

04/08/2008 às 11h13

Foto:

A Apple é a fabricante número um em computadores na Europa, ao menos no mercado de educação - uma posição que tem mantido pelos últimos 8 trimestres seguidos, explica um relatório do Gartner.

As vendas representaram 19,2% de todos os computadores vendidos na Europa na área da educação, incluindo servidores. A empresa também é a líder de fabricantes de computadores no Reino Unido, à frente da Dell, para notebooks e agora para desktops, controlando 17,3% do mercado educacional do Reino Unido, disse a análise.

A situação é muito similar aos Estados Unidos, onde a Apple ultrapassou a Dell, sendo a fornecedora número um de portáteis no ensino superior norte-americano em 2007.
O crescimento da Apple continua, e de acordo com os números da Gartner, divulgados no sábado (02/08) "a entrega de computadores na Europa Ocidental totalizou 13,8 milhões no segundo trimestre de 2008 e um crescimento de 22,9% comparado ao mesmo período de 2007".

>>>Leia também:

iPhone 3G não desaponta

Software 2.0 amplia opções do iPhone

10 coisas que ainda faltam no iPhone 3G

O iPhone travou? Veja como resolver

No Reino Unido, a Apple entregou 119 mil Macs, atraindo 4,3% de todo o mercado de computadores, revelou a análise. Mais de 85 mil vendas de Mac, no ano passado, deram à Apple um respeitável crescimento de 40% - quase o dobro da indústria de computadores. A Apple agora é a quinta grande fabricante de computadores no Reino Unido.

“O mercado de computadores no Reino Unido teve uma forte atuação neste trimestre com consumidores e mercados profissionais proporcionando o crescimento. Esta forte atuação pode se manter somente se forem conquistados novos usuários ou se usuários existentes comprarem mais computadores ou substituírem modelos antigos mais rapidamente”, disse Ranjit Atwal, principal analista da Gartner.

O mercado foi conduzido pelas fortes vendas de computadores móveis que somam 64% do total da distribuição de computadores, com um volume de crescimento de 60% no segundo trimestre de 2008.

“O lançamento de mininotebooks criou algumas expectativas e nós esperamos que esse segmento irá ajudar a sustentar o crescimento pelo resto do ano”, disse Atwal.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail