Home > Notícias

Apple limpa os reviews da App Store

Apple retirou do ar todas as avaliações de aplicativos que foram feitas por pessoas que não pagaram pelo programa. Com isso, nota dos aplicativos aumentou, na média.

Macworld/EUA

02/03/2009 às 15h14

Foto:

Em setembro de 2008, a Apple mudou sua política a respeito da publicação de reviews na App Store: apenas consumidores legítimos, ou seja, pessoas que instalaram o aplicativo em questão, podiam deixar suas impressões sobre o produto.

Na época, o editor da Macworld EUA Peter Cohen sugeriu que, por mais que tenha sido uma boa jogada, a Apple deveria chutar o balde e apagar todos os reviews da App Store, e começar do zero. A ideia era descartar todos os reviews inúteis que reclamavam do preço dos aplicativos que invariavelmente vinham de pessoas que nunca tinham sequer usado o aplicativo.

Passaram-se cinco meses e parece que a Apple finalmente aceitou a sugestão de Peter – ou talvez tenha sido apenas uma ligação furiosa de Steve Jobs depois de ler um review particularmente maldoso sobre o Keynote Remote que mandava a companhia apertar o interruptor. Por mais que a Apple não tenha soltado a guilhotina sobre todos os reviews na App Store, ela limpou todos os reviews de quem não é cliente, efetivamente limpando toda a sujeira e deixando apenas os reviews genuínos. A Apple, no entanto, não deu nenhuma resposta sobre o assunto.

Como resultado, a maior parte dos desenvolvedores de aplicativos estão agora contabilizando bem menos reviews, mas com notas mais altas na média; eu duvido que a maioria deles veja algum motivo para reclamação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail