Home > Notícias

Apple obtém vitória preliminar contra HTC em disputa de patentes

Se a sentença fosse definitiva, os smartphones da empresa taiwanesa não poderiam mais ser importados para os EUA; companhia afirmou que vai recorrer.

Computerworld/EUA

18/07/2011 às 10h20

Foto:

Um juiz da Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) concluiu, de forma preliminar, que a fabricante taiwanesa de celulares HTC infringiu duas patentes da Apple, infomou a empresa na última sexta-feira (15/7).

Se a sentença fosse definitiva, a HTC poderia ser impedida de importar smartphones para os EUA.

Este é o mais novo golpe a atingir o sistema operacional Android, da Google, que vem sendo atacado por concorrentes como Apple, Microsoft e Oracle.

A decisão preliminar será analisada pelo comitê de juízes da ITC, que podem aceitar ou rejeitar a sentença.

As duas patentes aparentam ser fundamentais no Android, de acordo com Florian Mueller, especialista em patentes. “Eles estão muito propensos a terem infringido o código e isso é o coração do Android”, escreveu em seu blog. Segundo ele, as mesmas patentes também são o núcleo da disputa entre a Apple e a Motorola.

Troca
A Apple pode optar por licenciar a tecnologia para a HTC, mas Mueller acredita que a empresa não fará isso, a menos que a concorrente tenha patentes que a companhia precise em troca. 

O julgamento de sexta-feira ocorre em resposta a uma das duas reclamações apresentadas pela Apple contra a competidora. A HTC também apresentou reclamações contra a fabricante do iPhone.

A empresa taiwanesa disse que ainda não teve acesso ao parecer completo, e procurou minimizar a decisão.

“A Apple entrou com uma ação por dez patentes contra a HTC, mas, com base na decisão inicial do juiz,  apenas duas delas prevalecerem. A HTC vai lutar vigorosamente contra essas duas patentes restantes por meio de um recurso antes que os responsáveis pelo ITC tomem a decisão final”, declarou Grace Lei, do conselho geral da HTC.

“Estamos confiantes que temos argumentos fortes para apresentação de recurso à ITC e estamos totalmente preparados para nos defender usando todos os métodos possíveis”, afirmou Grace.

S3Graphics
A HTC acrescentou como parte da investigação que a ITC determinou que a Apple infringiu patentes da S3Graphics, uma empresa cuja compra já foi anunciada pela taiwanesa. 

O sistema Android vem recebendo ataques de outras fontes também. A Microsoft aparenta estar se aproximando de fabricantes de dispositivos com o OS móvel e requisitando que licenciem a tecnologia e, entre as que concordaram em obedecer, a HTC é uma das maiores fornecedoras.

Em outra batalha, a Oracle luta contra a Google por alegada infração de patentes Java e direitos autorais do Android. A Apple apresentou reclamações contra outras fabricantes de aparelhos com Android, incluindo a Samsung.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail