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Apple orienta funcionários a não removerem vírus de Mac

Documentos mostram que empresa diz aos técnicos de suporte que orientem os consumidores a procurarem um software de proteção, sem auxiliar no processo

Macworld/Reino Unido

19/05/2011 às 16h37

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Seu Mac está com vírus? Pois não adianta ligar para a Apple. A empresa instruiu seus representantes de suporte a não remover qualquer praga virtual dos Macs dos consumidores, que afimam ter sido vítimas no recente vírus Mac Defender. Esse programa, descoberto por pesquisadores de segurança nas últimas semanas, parece um software legítimo, que avisa que o Mac do usuário foi infectado por um malware, e, em seguida, informa que é preciso pagar para remover a suposta ameaça.

Documentos obtidos pelo site ZDNet  mostram instruções da companhia a seus representantes de suporte sobre como lidar com chamados de clientes relacionados ao Mac Defender. Caso o usuário tenha instalado o Mac Defender em seu sistema, eles são orientados a baixar todos os pacotes de segurança através da Atualização de Software e, em seguida, utilizando o Finder, acessar o documento de ajuda “What is malware?” e abrir a Mac App Store para baixar um softwre de segurança legítimo. 

“A AppleCare não fornece suporte para remoção de malware. Você [funcionário] não deve confirmar ou negar se o Mac de um cliente está infectado ou não”, alerta o documento. Ainda esta semana, o ZDNet conversou com um representante de suporte da Apple que revelou que situação do malware está ficando cada vez pior. “Tenho certeza que não irá demorar muito para termos mais chamadas como essa, muito mais difíceis de remover também” disse o funcionário ao site. 

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Mac Defender finge ser software de antivírus para extorquir usuários 

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