Home > Notícias

Apple paga US$21 milhões por copiar ícone de relógio no iOS 6, diz site

Segundo agência AFP, companhia de Cupertino desembolsou valor após chegar a um acordo com empresa suíça dona do design do relógio implementado no iPad.

Macworld / Reino Unido

12/11/2012 às 14h09

Foto:

A Apple pagou 21 milhões de dólares pelo design do relógio suíço usado no iOS 6, de acordo com informações do Mashable e da agência AFP.

A empresa de Cupertino introduziu o novo design na versão mais recente do sistema para iPad, liberada em setembro, mas logo recebeu reclamações da operadora nacional de trilhos da Suíça SBB, que desenvolveu o relógio em 1944 e o utiliza em estações de trem do país desde então.

O design, que já foi homenageado pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, foi licenciado para a Apple em 13 de outubro, mas os termos do acordo não foram revelados.

Agora, a AFP cita um jornal suíço que afirma que “a gigante norte-americana de tecnologia Apple gastou 20 milhões de francos suíços (cerca de 21 milhões de dólares) para compensar a SBB por usar sem famoso relógio sem permissão”.

relogioios6suica01

A Mondaine, empresa que tem um contrato antigo exclusivo de licenciamento para adaptar o design dos relógios da SBB para os consumidores, disse estar “surpresa” com o acordo, mas notou que “a Apple mostra ter muito bom gosto ao escolher esse design para o relógio dos seus aparelhos, e agora, os donos dos relógios Mondaine e também os usuários do iPad podem compartilhar o mesmo design distinto”.

Procurada pela AFP, a empresa suíça SBB não quis confirmar o acordo nem o valor divulgado pelos veículos de comunicação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail