Home > Notícias

Apple passa Google em valor de mercado e fica atrás somente da Microsoft

Capitalização da fabricante atinge US$ 158,8 bi; buscador é avaliado em US$ 157,2 bi. As ações subiram devido ao sucesso do iPhone.

Redação do IDG Now!

13/08/2008 às 19h03

Foto:

Com aumento de 1,45% em suas ações, que agora valem 179,30 dólares, a Apple ultrapassou o Google em valor de mercado nesta quarta-feira (13/08), atingindo capitalização de 158,84 bilhões de dólares dentro da bolsa eletrônica Nasdaq.

Após queda de 0,51% nos seus papéis, avaliados exatamente em 500 dólares, o buscador viu valor de mercado diminuir levemente para 157,23 bilhões de dólares nesta quarta.

Leia também:
> Anatel homologa iPhone 3G no Brasil
> Claro, TIM e Vivo acertam venda do iPhone

Com seu novo valor de mercado, a Apple passa a ser a empresa com segunda maior capitalização no mercado de tecnologia - a Microsoft lidera o ranking, avaliada em 254,8 bilhões de dólares após suas ações fecharem a 27,91 dólares nesta quarta, queda de 0,75% em relação ao dia anterior.

A mudança de postos explicita situações contrárias que as duas empresas vêm vivendo nos últimos meses - enquanto a Apple vê sua capitalização aumentar baseada na sua estratégia baseada nos negócios de iPod, iPhone e Macs, o Google sente os desdobramentos da queda nas suas ações.

Em agosto de 2007, as ações da Apple valiam 127,8 dólares. Após queda decorrente dos resultados do segundo trimestre abaixo das expectativas de Wall Street, a cotação dos papéis da empres voltaram a subir a partir de abril com o sucesso do iPhone e os boatos sobre sua versão 3G, anunciada em junho.

Nem novo balanço abaixo das projeções de analistas e acionistas foi suficiente para compensar o sucesso do lançamento do iPhone 3G nos Estados Unidos e em diversos mercados ao redor do planeta - nos 12 meses acumulados, os papéis da empresa sofreram valorização de 40%.

No sentido contrário, o Google atingiu o ápice no valor das suas ações em novembro de 2007, quando valiam 741 dólares, mas, de lá para cá, sofreu com a instabilidade da sua capitalização.

Os papéis se valorizaram mais de duzentos dólares a partir dos 515 dólares registrados em agosto de 2007 em apenas três meses. Nos meses seguintes, contudo, a desvalorização foi iniciada, se acentuando a partir de fevereiro, com as negociações frustradas entre Microsoft e Yahoo.

Nos dozes meses acumulados, os papéis do Google se desvalorizaram 3%. Ao se considerar o ápice do valor dos papéis, no entanto, a queda é de 33% em apenas dez meses.

Cálculos do blog TechCrunch estimam que, desde o início do "mergulho" de suas ações, o Google perdeu cerca de 100 bilhões de dólares em valor de mercado, duas vezes a capitalização do seu principal rival em buscas, o Yahoo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail