Home > Notícias

Apple pede desculpas por falhas no Mapas do iOS 6 e sugere Google Maps

Em carta publicada no site da empresa, CEO Tim Cook promete melhorias no serviço e indica alternativas das rivais Google e Nokia, além de apps de terceiros.

Da Redação

28/09/2012 às 10h35

Foto:

O CEO da Apple, Tim Cook, publicou nesta sexta, 28/9, um pedido de desculpas aos usuários da empresa por causa das falhas do novo serviço de Mapas do iOS 6, lançado na última semana.

Por meio de uma carta publicada no site da empresa, Cook começa dizendo que “nós sentimos muito mesmo pela frustração que isso (Mapas no iOS 6) causou aos nossos usuários e estamos fazendo tudo que podemos para tornar o Mapas melhor”.

Depois, o executivo cita números interessantes, como o fato de já haver 100 milhões de aparelhos iOS usando o criticado serviço de mapeamento, para afirmar que quanto mais pessoas usarem o serviço, melhor ele fica – é possível reportar erros e bugs para a Apple pelo próprio aplicativo.

Em uma atitude mais incomum do que o próprio pedido de desculpas, Cook chega a sugerir outras alternativas, incluindo serviços rivais para os usuários. “Enquanto estamos melhorando o Mapas, você pode testar alternativas ao baixar aplicativos de mapas da App Store como Bing, MapQuest, e Waze, ou usar os mapas do Google ou Nokia ao acessar seus sites e criar um ícone na sua tela inicial para o web app deles.”

timcook01.jpg

Para finalizar, o CEO  que substitui Jobs há pouco mais de um ano, lembra que a empresa sempre busca o melhor. “Tudo que fazemos na Apple é com a intenção de tornar nossos produtos os melhores do mundo. Sabemos que vocês esperam isso de nós, e vamos continuar trabalhando sem parar até que o Mapas atenda a esse mesmo padrão incrivelmente alto.”

Leia também:

- Google Street View chega ao iOS 6 em duas semanas, diz NYT

ios6googlemaps01.jpg

Utilizar web app do Google Maps é solução sugerida até por Cook

Entenda o caso

Lançada na última quarta, 19/9, a mais nova versão do iOS 6 traz poucas melhorias importantes e tem como principal falha justamente o novo serviço de Mapas, que deixou de usar o conteúdo do Google Maps em troca do controle total da Apple que agora utiliza dados de empresas como TomTom. As principais reclamações são por erros na exibição e localização do serviço, além da falta de dados de transporte púbico e o fim do Google Street View, exclusivo da gigante de buscas - em seu lugar foi adotado o Flyover, que exibe cidades em 3D, mas só está disponível em algumas poucas cidades do mundo.

A repercussão do caso fez com que surgissem diversas piadas e críticas na web contra a empresa, de usuários, empresas rivais e veículos especializados. Pesquisa feita nos EUA com mais de 15 mil pessoas nesta semana aponta que o lançamento do iOS 6 fez com que diminuísse o nível de satisfação entre os donos de iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail