Home > Notícias

Apple perde apelação e terá de fazer anúncio pró-Samsung

Juiz britânico determinou que empresa sul-coreana não copiou design do iPad. Apple precisa reconhecer decisão com anúncios em seu site e jornais locais.

Macworld / Reino Unido

18/10/2012 às 17h21

Foto:

A Apple perdeu sua apelação contra uma decisão no Reino Unido de que a Samsung não copiou o iPad. Na época, o juiz do caso ordenou que a Apple reconhecesse a determinação com anúncios que “corrigiriam a impressão danosa” de que a Samsung era uma copiadora, tanto em seu site oficial quanto em outros locais.

Em julho deste ano, o juiz Colin Birss ordenou que a Apple comprasse anúncios em grandes jornais britânicos reconhecendo sua decisão de que a Samsung não tinha violado as patentes de design do iPad com a linha de tablets Galaxy Tab.

Estranhamente, parte da razão alegada pelo juiz para a decisão era que o iPad era “legal” (“cool”), mas que os tablets da Samsung, mesmo sendo “muito, muito parecidos”quando vistos de frente, “não são tão legais”. Ele adicionou que os produtos da empresa sul-coreana não possuem o senso de “simplicidade extrema” da Apple.

O reconhecimento da decisão, afirmou Birdss, precisava ser postado no site britânico da Apple por seis meses e aparecer em jornais locais importantes como Daily Mail, Financial Times, e The Guardian, entre outros.

A Apple apelou contra a decisão – e a humilhação conjunta de precisar reconhecer isso publicamente – mas agora enfrenta a derrota, e parece não ter outra escolha a não ser informar suas agências de publicidade sobre o problema.

Interessantemente, um dos juízes do processo de apelação quis deixar claro que o caso não gira em torno de uma simples questão de cópia.

novoipad_435.png

“Como esse caso, e outros casos paralelos em outros países, geraram muita publicidade, isso vai evitar confusão na hora de dizer sobre o que esse caso é ou não”, disse o Sir Robin Jacob.

“Não é sobre se a Samsung copiou o iPad. A violação de um design registrado não envolve nenhuma questão sobre ter havido cópia: a questão é simplesmente se o design acusado é muito próximo do design registrado, de acordo com testes feitos pelas autoridades.”

Essa é uma derrota significativa na guerra de patentes da Apple contra a Samsung, que já pendeu várias vezes com vitórias para os dois lados. A Apple saiu vitoriosa da principal batalha de todas – a disputa no tribunal da Califórnia que viu a Samsung sair derrotada com uma multa de cerca de 1 bilhão de dólares – mas a empresa sul-coreana conseguiu vitórias na Europá, Austrália, e Ásia.

samsungapple390x254.jpg

A Apple ainda precisa comentar a derrota. Não surpreendentemente, a Samsung foi mais aberta em falar sobre o assunto.

“Continuamos acreditando que a Apple não foi a primeira a desenvolver um tablet com um formato retangular e bordas arredondadas, e que as origens dos recursos de design registrados pela Apple podem ser encontrados em várias obras de artes anteriores”, afirmou um porta-voz da Samsung.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail