Home > Notícias

Apple perde peso em rearranjo de índice Nasdaq

Bolsa de valores eletrônica reduziu fatia de ações da empresa de 20% para 12% para compensar a alta valorização dos papéis nos últimos anos.

Redação da Macworld Brasil

05/04/2011 às 10h25

Foto:

O peso das ações da Apple na composição do índice Nasdaq-100, da bolsa eletrônica americana Nasdaq, será reduzido como consequência de uma rara mudança de cálculo do índice, informou nesta terça-feira (5/4) o Wall Street Journal.

Segundo a Nasdaq, o reequilíbrio da participação da Apple no índice - que combina as variações nos preços das 100 maiores ações de empresas não-financeiras negociadas por esta bolsa de valores - foi motivado pela alta valorização das ações da Apple nos últimos anos. A última reorganização deste índice ocorreu há 13 anos.

Com a mudança, a participação das ações da Apple na construção do índice deverá cair dos 20% atuais para 12%. A Nasdaq informou que a alteração entrará em vigor em 2 de maio.

Segundo informações do Wall Street Journal, a capitalização da Apple está em 300 bilhões de dólares, o dobro da Google. Seu peso no índice, contudo, é cinco vezes maior que o da gigante de buscas.

Além da Apple, outras 81 ações terão sua participação no índice reduzida, e 18 ações terão mais participação no Nasdaq-100. A Apple continuará a ter a maior participação no índice.

Com a notícia, as ações da Apple caírem 1,5% nas negociações preliminares antes da abertura do pregão desta terça-feira.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail