Home > Notícias

Apple pode enfrentar batalha legal sobre a marca iWatch nos EUA

Uma empresa californiana entrou com um registro para marca e procura por financiamento crowdsourcing para produto

David Price, Macworld/UK

04/07/2013 às 18h45

Foto:

A Apple pode enfrentar uma batalha judicial se quiser lançar um iWatch nos EUA. Isso porque surgiu uma pequena empresa californiana que entrou com um pedido de patente sobre o nome "iWatch", e há nove meses está tentando levantar fundos para desenvolver um produto com esse nome.

As informações são do New York Post. A OMG Electronics, responsável pelo pedido de registro, foi capaz de levantar apenas 1.434 dólares - dinheiro presumivelmente suficiente para comprar um iWatch, mas provavelmente não para a pesquisa, design e desenvolvimento de um.

Nós não estamos familiarizados com a empresa, mas basta dar uma olhada no site desenvolvido de forma básica para saber que a OMG não é uma grande jogadora. 

Nossa suspeita seria de que o objetivo final da iniciativa é atrair publicidade e talvez conseguir retorno com a marca, em vez de investir realmente no mercado de relógios inteligentes. Certamente não seria a primeira concorrente que tentaria agarrar o 'i' antes da Apple e, em seguida, sentaria e esperaria pelo retorno.

Vide o que aconteceu com a Gradiente, no começo do ano. A Apple tentou revogar a patente, baseada no fato de que a empresa brasileira não chegou a criar um "iPhone" após anos sendo detentora do registro - e mesmo depois de 5 anos de o iPhone em si (o da Apple) ser lançado.

Essa tentativa falhou, mas o prazo do financiamento crowdsourcing da OMG poderia, contudo, ser uma tentativa de demonstrar a sua intenção de fazer pleno uso da marca iWatch.

Ainda não se sabe se a gigante de Cupertino está seriamente pensando em criar um iWatch, é claro. Mas as chances aumentaram consideravelmente no início desta semana com a notícia de que a Apple solicitou a patente do nome iWatch no Japão, no México e em outros países - mas não nos EUA, e agora sabemos o porquê. 

No Reino Unido (e na Europa), a marca iWatch é de propriedade de uma empresa de serviços de rede chamada Probendi, que usa o nome para um tipo de aplicativo de som.

A tecnologia vestível é uma das grandes tendências para este ano, com o Google prestes a chamar muita atenção com o seu futurista Google Glass. 

Há algum tempo, espera-se da Apple um smartwatch. Mas como frequentemente acontece com a empresa, não podemos saber ao certo até que o evento de lançamento do iWatch seja anunciado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail