Home > Notícias

Apple prepara sistema de “airbags” para proteger o iPhone

Segundo site, nova patente da companhia inclui mecanismo de segurança que infla para diminuir impacto sobre aparelho em caso de forte impacto

Redação da Macworld Brasil

18/11/2011 às 12h36

Foto:

Já imaginou poder derrubar seu iPhone sem se preocupar se ela vai quebrar? Pois é isso mesmo que pode acontecer em um futuro próximo, uma vez que uma patente da Apple sinaliza um mecanismo de proteção contra impacto parecido com os airbags de automóveis, segundo informações do site especializado Patently Apple.

O sistema de absorção de impacto ficaria entre a tela e o corpo do telefone e poderia ser inflado para proteger o aparelho no caso de uma queda. Como aponta a CNET, o funcionamento seria parecido com a tecnologia presente nos HDs de notebooks que travam os mecanismos de gravação/leitura para proteção dos dados.

No pedido de patente, enviado em 2010 pela Apple, a fabricante alega que esse é um problema que vale a pena ser solucionado por causa do design dos gadgets atuais, cada vez mais finos e com estruturas de vidro, o que aumenta o risco de danos maiores. “De forma geral, quanto mais grosso o vidro, mais resistente ele será. Mas, infelizmente, os aparelhos portáteis possuem uma cobertura de vidro que é geralmente fina e costuma ser suscetível a danos quando o aparelho é submetido a pressão, como ser derrubado no chão, por exemplo.”

A solução da Apple, que pode estar presente em próximos modelos do iPhone, inclui o uso de “almofadas” especiais colocadas embaixo do painel de vidro. Elas terão a função de absorver o impacto do choque e proteger assim os aparelhos. 

iphoneairbag01.jpg

ilustração do sistema de impacto da Apple

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail