Home > Notícias

Apple processa a Amazon por causa de App Store para Android

Empresa de Steve Jobs afirma ser “dona” do termo, utilizado na nova loja online de aplicativos da livraria virtual

Macworld/ Reino Unido

22/03/2011 às 11h16

Foto:

Mais um round da Apple nos tribunais. Desta vez o alvo é a Amazon, popular livraria online, que acaba de lançar uma loja de aplicativos para Android. O motivo é o termo App Store, que a empresa de Steve Jobs afirma ser de sua propriedade.

Segundo o Wall Street Journal, a criadora do iPhone entrou com um processo na Califórnia acusando a Amazon de infringir seus direitos de marca. E pede que a rival seja proibida de usar o nome App Store. Nenhuma das companhias envolvidas quis comentar o caso.

A nova loja de aplicativos da Amazon, que utiliza o nome Appstore, foi criada para ser um endereço na Internet para a oferta de softwares criados para o sistema operacional para dispositivos móveis da Google, o Android, rival do iOS, da Apple.

Segundo a consultoria IHS Screen Digest, a participação de mercado da Apple no setor de lojas de aplicativos caiu de 92,8% para 82,7% no ano passado. Já a Android Market, loja de softwares para o sistema da Google, cresceu 861,5% de 2009 para 2010, e agora responde por 4,7%. Claro que, quando você parte de uma base muito pequena, o crescimento porcentual é sempre muito forte.

Nos últimos anos, a Apple tem se envolvido em disputas judiciais com várias empresas, entre elas Nokia, Motorola, Kodak e HTC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail