Home > Notícias

Apple deve liberar VoIP para o iPhone em redes 3G

Mudança na postura aconteceu após o anúncio da operadora AT&T nos Estados Unidos de que liberaria o uso de programas como o Skype em sua rede de dados

Computerworld/EUA

07/10/2009 às 11h13

Foto:

Em uma medida muito bem-vinda por parte dos usuários, a operadora de celulares norte-americana AT&T comunicou ontem (6/10) que alterou sua política relacionada a programas de VoIP (voz sobre Internet). Com isso, programas como o Skype poderão realizar chamadas via Internet com o uso do iPhone na rede de dados da operadora (até agora, o Skype só funciona com o uso de Wi-Fi). Depois dessa mudança, a Apple afirmou que irá liberar "o mais rápido possível" aplicativos do gênero em sua loja online, a App Store.

As duas empresas são investigadas pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) por causa da restrição do aplicativo Google Voice - capaz de realizar chamadas telefônicas em redes de dados sem fio como em conexões 3G. O serviço custa bem menos que o cobrado em chamadas comuns realizadas em redes de telefonia móvel.

A AT&T não citou os pedidos da FCC no comunicado de ontem, mas no mês passado a operadora negou qualquer envolvimento sobre o caso da rejeição do Google Voice. Segundo a operadora, a sua participação nas reuniões com a Apple se dava para discutir os aplicativos que pudessem congestionar a rede de transmissão de dados.

Um porta-voz da Apple disse que a empresa estava “muito contente” com o suporte da rede para aplicativos que fazem chamadas de voz pela internet. “Vamos rever nossos acordos com a AT&T para disponibilizar aplicativos de VoIP o mais breve possível na App Store”, disse.

O CEO da AT&T Mobility, Ralph de la Vega, disse que a decisão foi tomadas depois de avaliar as expectativas dos clientes da operadora que utilizam o aparelho.

Resta saber se os aplicativos de VoIP sem restrição também estarão disponíveis no Brasil...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail