Home > Notícias

Apple quer desenvolver portáteis com energia solar

Empresa quer patentear tecnologia de captação de energia solar sob o display de portáteis como iPhone e iPod Touch.

IDG News Service/Estocolmo

26/05/2008 às 16h12

Foto:

Funcionários da Apple entraram com um pedido de registro de patente para integrar células solares em dispositivos portáteis, embaixo de um display sensível ao toque.

A energia solar poderia tornar os dispositivos efetivamente portáteis, liberando-os da necessidade de fios para conectá-los a carregadores de baterias.

> Conheça celulares para religiosos
> Fotos: os novos celulares 3G

Ao gerar eletricidade em painéis solares, quanto maior a superfície de captação, melhor. No entanto, o pedido de registro de patente alerta que apenas uma pequena área dos dispotivios é liberada para a inserção das células solares.

Uma das sugestões do pedido de patente é fazer uma sobreposição de uma superfície sensível ao toque, um display e um painel de captação de energia solar no dispositivo. Isto poderia tornar o iPhone e o iPod Touch bons candidatos a esta nova fonte de energia, já que o display ocupa quase toda a superfície destes dispositivos.

O uso de carregamento via energia solar em dispositivos portáteis está chamando cada vez mais a atenção dos fabricantes.

Em abril, quando a operadora Vodafone anunciou a meta de reduzir as emissões de gás carbônico em 50% até 2020, também revelou planos de lançar carregadores universais movidos a energia solar para celulares da Vodafone.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail