Home > Notícias

Apple quer patentear comunicador instantâneo para iPhone

Pedido de registro indica que empresa pode lançar seu cliente de mensagens instantâneas no iPhone. Produto pode ameaçar o SMS.

IDG News Service/Suécia

22/04/2008 às 14h47

Foto:

Um recente pedido de registro de patente feito pela Apple indica que a empresa pretende lançar seu próprio cliente de mensagens instantâneas no iPhone.

O título da proposta é “Dispositivos eletrônicos portáteis para mensagens instantâneas”, e ela aborda mecanismos para enviar, receber e exibir mensagens. A interface gráfica do usuário é similar às atuais interfaces de SMS da Apple.

Atualmente, o iPhone não tem suporte interno a mensagens instantâneas, para a tristeza de muitos usuários. A intenção de patentear essa ferramenta mostra que a Apple tem se preocupado com isso.

No lançamento do SDK do iPhone, a AOL demonstrou um cliente próprio de mensagens instantâneas, mas ele não pode rodar em segundo plano, como outros aplicativos de mensagens instantâneas costumam fazer.

O suporte para mensagens instantâneas deve se tornar essencial nos celulares. “Os usuários querem ter tudo do que dispõem no computador no aparelho móvel também”, disse o vice-presidente da Gartner, Leif-Olof Wallin.

Mas as mensagens instantâneas são uma ameaça para o SMS, para o qual o iPhone já dá suporte. “Eles podem cobrar muito mais pelo SMS”, disse Wallin.

Segundo ele, essa seria a razão de a Apple não ter colocado no mercado uma ferramenta pela qual seus usuários tanto pedem. “Mas isso não poderá ficar assim”, ele previu.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail