Home > Notícias

Apple recebe US$1 bi do Google ao ano por posto de buscador padrão no iOS

Montante oferece à companhia de Cupertino bom fluxo de lucro puro que exige pouco esforço para a empresa, diz Business Insider

Ashleigh Allsopp, Macworld/Reino Unido

12/02/2013 às 15h36

aparelhosiOS_43501.jpg
Foto:

O Google paga cerca de 1 bilhão de dólares por ano à Apple para posicionar seu buscador como opção padrão em dispositivos iOS, disse um analista.

Em um relatório intitulado "o próximo Google é o Google", o analista Scott Devitt, do Morgan Stanley, escreveu que ele acredita que a Apple e o Google fizeram um acordo de uma "taxa por dispositivo" em vez de um acordo de partilha de receitas, a fim de simplificar a contabilidade e permitir que a Apple receba pagamentos antecipados.

A Apple registrou 13 bilhões de dólares em lucro no último trimestre, então 1 bilhão por ano do Google não é lá muita coisa, mas oferece à companhia de Cupertino um bom fluxo de dinheiro livre de complicações que exige pouco esforço para a empresa, diz reportagem do Business Insider.

O acordo também significa que o Google continua sendo o principal buscador para dispositivos iOS, e acredita-se que a empresa ganhou 80% de sua receita de anúncios entre 2008 e 2011.

Devitt estima que o Google também paga 300 milhões de dólares por ano para a Mozilla para garantir que seja o mecanismo de busca padrão no Firefox.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail