Home > Notícias

Apple recomenda uso de antivírus no Mac

Com o aumento das vendas de computadores com Mac OS X, crescem as chances de hackers criarem vírus para o sistema operacional.

IDG News Service/Reino Unido

02/12/2008 às 13h37

Foto:

Atualização 03/12: A Apple removeu a página de suporte recomendando o uso de antivírus. A informação era antiga e desatualizada, de acordo com a companhia.

Durante muito tempo, os usuários de Mac tripudiaram dos usuários de Windows afirmando que seus sistemas operacionais eram praticamente imunes aos vírus de computador que causam tantos problemas aos PCs. Bem, parece que essa festa está acabando.

De acordo com uma nota publicada pelo suporte da empresa, a Apple vem recomendando a seus usuários que instalem programas antivírus em seus Macs. Isso não quer dizer que, de uma hora para outra, o volume de vírus para computadores com Mac OS X tenha disparado. Mas a empresa está adotando uma postura "preventiva" e, com isso, pretende dificultar a vida dos hackers que eventualmente queiram criar vírus para Mac.

>>>Vírus para Mac: Mito ou realidade?

"A Apple encoraja o uso de diferentes programas antivírus, de forma que os programadores de vírus tenham que burlar a segurança de mais de um programa e, com isso, o processo de escrever ataques seja mais difícil", informa a empresa, por meio de uma nota.

Além de demonstrar prudência, a mudança de postura tem a ver com a popularidade alcançada pela linha de computadores Mac nos últimos anos. Pesquisadores já comprovaram que os computadores da Apple só não são mais atacados porque representam uma fatia pequena do mercado. À medida que mais computadores equipados com o Mac OS X são vendidos, porém, aumenta a chance de que hackers desenvolvam programas e vírus para prejudicar os usuários desse sistema.

No momento, a Symantec, McAfee e a Intego já possuem antivírus para o sistema Mac OS X. A Kaspersky Lab também tem uma versão que pode ser lançada, de acordo com a demanda do mercado. A Sophos tem uma versão corporativa que pode ser adaptada para uso em computadores domésticos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail