Home > Notícias

Apple reembolsa donos do iPad 4G na Austrália por “propaganda enganosa”

Associação local entrou com ação contra empresa, que concordou em publicar avisos sobre falta de suporte do tablet para redes 4G no país; valor não foi divulgado

Macworld / Reino Unido

28/03/2012 às 11h08

Foto:

A Apple vai oferecer reembolso para as pessoas que compraram o novo iPad na Austrália após uma agência reguladora do país decidir que a empresa realizou anúncios enganosos sobre a conectividade 4G do aparelho.

A ACCC (Australian Competition and Consumer Commission) levou a Apple para o Tribunal Federal de Melbourne nesta quarta-feira, 28/3, por supostamente violar seções do Código de Consumidor do país.

A associação de defesa do consumidor alega que os anúncios da Apple passaram uma impressão errada sobre as capacidades 4G do aparelho, uma vez que o mais recente iPad não é compatível com a rede 4G da Austrália, que é gerenciada pela operadora Telstra.

A Telstra opera seu serviço 4G dentro da banda 1800MHz, enquanto que o novo iPad só pode ser usado nas bandas 700MHz e 2100Mhz. O tablet mais recente da Apple é compatível com as redes 4G LTE nos EUA e no Canadá usando especificações de velocidade de dados incluindo HSPA, HSPA+ e DC-HSDPA.

Na audiência de hoje, a Apple concordou com várias das soluções apresentadas pela ACCC. Mas as duas partes estão agendadas para se encontrar mais duas vezes em audiências em abril e maio.

A Apple concordou em exibir um aviso a partir de 5 de abril em seu site e em materiais promocionais dizendo que “Esse produto suporta redes celulares muito rápida. Ele não é compatível com as redes 4G LTE e WiMAX atuais da Austrália.” A mesma mensagem será exibida nas lojas e revendas oficiais da companhia de Cupertino.

A fabricante também enviará e-mails para as pessoas que compraram o novo iPad na Austrália entre 16 e 28 de março para informá-los do problema de conectividade e oferecer um reembolso, de acordo com um comunicado publicado pela ACCC após a audiência. O valor do pagamento não foi divulgado.

Representantes da Apple não puderam ser contatados nesta quarta para comentar o assunto. Um oficial da ACCC se recusou a falar pelo fato de o caso ainda estar em andamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail