Home > Notícias

Apple registra patente de MacBook que funciona com energia solar

Segundo documento, notebook da empresa iria utilizar célulares para funcionar ou recarregar a bateria.

TechHive / EUA

29/01/2014 às 13h35

applelogo_43502.jpg
Foto:

A Apple conseguiu nesta semana uma patente para um MacBook que utilizar células solares, o que significa que seu notebook poderia funcionar ou, ao menos, ser recarregado com energia solar.

Intitulada “Electronic device display module”, a patente descreve uma tela de dois lados para a tampa do computador, como no MacBook. A parte frontal da tampa, que fica de frente ao usuário, teria a tela típica, mas o outro lado funcionaria mais do que apenas uma cobertura.

A patente descreve uma tampa traseira feita de “vidro eletrocrômico”, também conhecido como “vidro inteligente”.

“O vidro eletrocrômico, que algumas vezes é apontado como vidro que pode ser trocado eletricamente, pode receber sinais de controle a partir do circuito de controle”, aponta o documento da patente. “Os sinais de controle podem ser usados para posicionar o vidro eletrocrômico tanto em um estado transparente ou translúcido.”

No estado de bloqueio da luz, o interior da tela do MacBook ficaria escondido da visão externa; a tampa traseira iria parecer opaca ou translúcida. Já na posição de passagem de luz, o painel traseiro apareceria claro e permitiria imagens ou outras saídas de luz, segundo a Apple.

As células solares seriam colocadas embaixo da camada de vidro eletrocrômico na tampa traseira.

macbooksolar2014.jpg

“Por exemplo, as células fotovoltaicas podem ser colocadas entre uma camada de vidro (painel traseiro) e estruturas de LCD para a tela”, afirma a patente. As células fotovoltaicas produzem eletricidade quando são expostas à luz.

Quando o notebook está próximo de uma fonte de luz, os raios de luz passariam por meio do vidro eletrocrômico que forma o painel traseira.

 

As células solares pegariam a luz à medida que ela passa pelo vidro, convertendo-a em energia elétrica a uma taxa de 10 milliwatts ou mais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail