Home > Notícias

Apple remove GPS de iPhone no Egito

Por questões de segurança, iPhone é vendido com o GPS desabilitado no Egito. A própria Apple confirma a informação em suporte técnico no seu site.

Macworld/EUA

10/12/2008 às 8h21

Foto:

O iPhone 3G vendido no Egito vem com a funcionalidade do GPS desativada, de acordo com relatos internacionais e com o próprio suporte da Apple. Uma das explicações oficias é que o GPS pode ser usado por terroristas. 

Segundo um artigo no suporte técnico da Apple, chamado "iPhone: entendendo o GPS no Egito", os telefones vendidos no país não vêm com GPS habilitado, o recurso não funciona fora do Egito para aparelhos comprados lá, qualquer iPhone estrangeiro em roaming no Egito fica com o GPS desabilitado e até um iPhone desbloqueado usado com um SIM card de operadora egípcia não tem GPS funcionando.

Isso parece um tanto confuso, já que não entendemos direito como um SIM card egípcio pode prevenir o uso de GPS no telefone (afinal, o SIM card não sabe que tipo de telefone está, certo?). A resposta mais óbvia seja que apenas os iPhones vendidos oficialmente no Egito tenham o chip GPS desabilitado.

E, embora o documento da Apple diga que iPhones em roaming no Egito não consigam usar o GPS, o New York Times afirma que um iPhone 3G comprado nos Estados Unidos pelo eBay funciona sem restrições no Egito.

De qualquer modo, o The Guardian comenta que "inúmeros egípcios ricos mostram aparelhos como o Nokia N95, e grupos passeando pelo deserto usam dispositivos de navegação por GPS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail