Home > Notícias

Apple retoma liderança em ranking de confiança entre os donos de computadores

Estudo, promovido pela empresa de suporte técnico Rescue.com nos EUA, avalia o volume de chamadas dos usuários; Asus despencou para a terceira posição

Computerworld/EUA

07/12/2009 às 11h59

Foto:

A Apple recuperou a liderança no ranking dos computadores mais confiáveis, segundo dados da empresa de suporte técnico norte-americana Rescuecom. Com 374 pontos, a Apple deixa para trás Lenovo e Asus, com 320 e 166 pontos respectivamente, seguidas por Toshiba e Hewlett-Packard (HP), na quarta e quinta posições. A empresa de Steve Jobs liderou o estudo da Rescuecom entre 2007 e 2008 e cedeu a posição para a Asus na primeira metade de 2009, ficando em terceiro lugar, atrás também da Lenovo.

O estudo chegou à pontuação com o balanço entre a representatividade da empresa no mercado de computadores com o número de chamadas para o suporte. Por exemplo, a Apple tem participação de 9% no mercado - de acordo com a empresa de pesquisas IDC – os Macs somaram apenas 2,4% de ligações para o suporte.

O resultado da Apple foi 5% mais baixo que os 394 pontos alcançados no segundo trimestre do ano. Já a Asus, que liderava o ranking durante seis meses, viu sua pontuação registrada no primeiro trimestre despencar de 972 para 166 pontos, na última pesquisa.

No caso da Asus, a empresa teve um grande volume de vendas de netbooks no final de 2008. Inicialmente, os equipamentos novos não demandaram manutenção. Com o passar dos meses, porém, os chamados de suporte começaram, o que fez a empresa despencar no ranking.

Toshiba e HP também perderam pontos, se comparadas com o trimestre anterior. A Toshiba caiu 24%, ficando com 165 pontos, e a HP com 134 pontos – 6% menos que o último registro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail