Home > Notícias

Apple rouba três vezes mais usuários da Samsung do que rival

Segundo estudo, 33% dos compradores de iPhone no último ano eram usuários da Samsung, enquanto apenas 11% dos consumidores da empresa sul-coreana tinham iPhones.

IDG News Service / EUA

19/08/2013 às 19h03

samsungapple_435.jpg
Foto:

Apple e Samsung foram quase igualmente competentes para manter usuários em suas respectivas plataformas nos últimos 12 meses, aponta o analista e cofundador da consultoria Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), Michael Levin.

“A Apple construiu uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo, e é bem conhecida pela lealdade de seus usuários”, afirma Levin. Mas a Samsung não é muito diferente.

“Vocês podem odiar uns aos outros o quanto quiserem, mas vocês são iguais”, disse o analista em referência aos dois grupos de usuários dos sistemas rivais.

Segundo um levantamento da CIRP, 42% dos compradores de iPhone nos EUA no ano passado fizeram upgrade de um modelo anterior do smartphone da Apple, um sinal de lealdade.

Mas os laços da Samsung foram quase tão fortes com seus usuários: 38% dos compradores de smartphones da empresa sul-coreana nos EUA entre 2012 e 2013 vieram de um aparelho anterior da fabricante da linha Galaxy.

Os números quase iguais para Apple e Samsung foram inesperados. “Realmente nos surpreendeu saber que a lealdade da Samsung era quase igual à da Apple”, afirmou Levin.

Para chegar a esses números (e outros), a CIRP juntou quatro pesquisas trimestrais realizadas entre julho de 2012 e junho de 2013; cada pesquisa entrevistou 500 americanos que tinham comprado um smartphone nos 90 dias anteriores.

Levin atribuiu a lealdade de marca da Samsung ao marketing agressivo da empresa, incluindo anúncios em lojas e uma forte linha de comerciais para TV. “A Samsung gastou bastante dinheiro (em conscientização de marca) e foram bem-sucedidos na maior parte”, disse.

No entanto, há uma boa diferença entre a habilidade das duas companhias de roubarem usuários umas das outras. Entre as pessoas que trocaram de marcas, a Apple conseguiu registrar uma migração três vezes maior de consumidores vindos da Samsung, 33%, enquanto que a empresa sul-coreana conseguiu roubar apenas 11% de usuários de iPhone, disse Levin.

Por outro lado, a Samsung registrou vantagem sobre a Apple para atrair os usuários dos chamados features phones – celulares mais simples do que smartphones. Segundo a pesquisa, 37% dos donos de smartphones da Samsung tinham feito o upgrade de um celular simples, contra apenas 26% registrados pela Apple.

Levin credita o portfólio mais amplo de smartphones da Samsung – a empresa possui diversos modelos de entrada, com preços mais acessíveis - para a companhia sul-coreana conseguir atrair mais usuários vindos de feature phones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail