Home > Notícias

Apple sem Jobs: Tim Cook é o tema mais comentado nas redes sociais

Segundo pesquisa, ele foi o assunto de cerca de 10% de todos os post, tuítes e comentários feitos sobre a renúncia do cofundador da empresa

Macworld/EUA

26/08/2011 às 10h19

Foto:

A notícia da renúncia de Steve Jobs de seu cargo de CEO na Apple divulgada no dia 24 criou uma onda de conversas online, e o tópico mais discutido desse falatório está relacionado a Tim Cook, o ex-COO da empresa que foi recomendado por Jobs para substitui-lo.

Entre mais de 700 mil posts, tuítes, comentários e atualizações feitas nos dois últimos dias, 9,3% deles (cerca de 65 mil) eram sobre Cook. O sucessor de Jobs foi assunto de quase metade dos comentários sociais, ficando à frente do segundo tópico mais popular, a carta de renúncia de Jobs.

Não é uma grande surpresa que Cook seja o mais falado hoje; ele pode ser a resposta para a pergunta sobre se a Apple pode ou não continuar sem o carisma e visão para produtos de Jobs.

Já o fato de a carta de renúncia estar sendo mais discutida do que o preço das ações da Apple é um pouco surpreendente. Pode ser uma prova de que nossa fascinação com Jobs vai muito além de ele tirar a companhia do buraco nos anos 1990 e torná-la uma das empresas mais valiosas do mundo.

Nossa pesquisa sobre as conversas sociais na web foi conduzida pela Conspiracy Media Group, uma empresa de San Francisco, Estados Unidos, que monitora e analisa a opinião pública no mundo das redes sociais.

O presidente da companhia, Ed Dilworth, comentou que as conversas sociais sobre Jobs foram surpreendentemente variadas , tanto que o tópico mais popular respondeu por menos que 10% dos comentários monitorados. 

Outro aspecto surpreendente da análise é a taxa em que as pessoas comentaram: 487 comentários por minuto é um número alto para uma notícia que não é algo catastrófico, como um desastre natural ou um assassinato, afirma Dilworth.

Por outro lado, as especulações sobre o estado de saúde de Jobs, de licença médica desde janeiro, foram surpreendentemente baixos, correspondendo a apenas 3,6% dos comentários sociais nas primeiras 24 horas após o anúncio da sua renúncia.

E, por último, mais de 22 mil pessoas não conseguiram resistir à tentação de fazer uma piada com o prefixo “i” (famoso nos produtos da Apple, como iMac, iPhone, iCloud) nas conversas. Por exemplo, o usuário @Mentalist perguntou ontem se o assunto do e-mail de renúncia de Jobs seria “iQuit” (trocadilho com a frase 'I Quit', que significa 'Eu me demito').

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail