Home > Notícias

Apple sofre nova derrota judicial em disputa por nome iPhone no México

Segundo justiça do país, empresa mexicana de TI chamada iFone tem direito a usar nome "iFone" no local.

Macworld / EUA

20/03/2013 às 11h12

iphone5_435.jpg
Foto:

A Apple foi derrotada em sua apelação contra a empresa de tecnologia iFone no México em uma disputa pela utilização da marca no país. A Suprema Corte local afirmou que a companhia mexicana é a dona por direito do nome “iFone” no país, segundo informações do Wall Street Journal.

A batalha entre Apple e a iFone, que registrou seu nome em 2003, já acontece desde 2009, quando a empresa de Cupertino entrou com uma ação contra a companhia mexicana por conta do uso do nome. A ação voltou contra a Apple quando a iFone processou a fabricante americana, e quis barrar as vendas do iPhone no México.

Segundo o WSJ, “a Suprema Corte do México rejeitou nesta semana a apelação da Apple contra a decisão a favor da iFone. O advogado da iFone, Eduardo Gallastegui, disse que a decisão libera a empresa para continuar com seus pedidos judiciais, já enviados ao IMPI (Instituto de Propriedade Industrial do México), por danos pelo uso da sua marca pela Apple e por três operadoras celulares do país”.

Ainda não está claro como as companhias vão resolver a questão, ou como a rejeição da corte ao pedido da Apple afetará a presença do iPhone no México. “Nosso principal interesse é defender a nossa marca”, afirmou Gallastegui. “A Apple iniciou a controvérsia, o primeiro passo deles foi entrar com um processo, eles não nos abordaram primeiro.”

Vale lembrar que a Apple também enfrenta uma disputa com a Gradiente pela marca iPhone aqui no Brasil. Os últimos relatos, não confirmados pelas empresas, dão conta de que ambas negociam um acordo para a questão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail