Home > Notícias

Apple supera HP e assume a liderança no mercado de computadores portáteis

Altas vendas do iPad levaram companhia de Steve Jobs ao topo, com 13,7 milhões de aparelhos vendidos no trimestre; tablet representou mais de 80% das vendas do setor

PC World / EUA

18/08/2011 às 17h55

Foto:

Os computadores da Apple atingiram o topo das vendas de computadores móveis no último trimestre, de acordo com uma pesquisa da consultoria DisplaySearch. A companhia vendeu mais de 13,6 milhões de unidades no período, o que representa 21% do mercado.

A fabricante do iPad retomou a liderança da HP (Hewlett-Packard), que vendeu 9,7 milhões de aparelhos e ficou em segundo lugar, com 15% do mercado de computadores móveis.

Vale lembrar que estão incluídos nos números da Apple os mais de 10 milhões de iPads que a companhia vendeu no trimestre. O tablet representa mais de 80% das vendas de computadores móveis da empresa. 

Na verdade, a DisplaySearch credita o mercado de tablets como revigorante para as vendas gerais de computadores móveis. A comercialização de aparelhos como o iPad e o Galaxy Tab cresceu a uma taxa absurda de 400% ao longo do último ano. A maior parte desse crescimento naturalmente vem do iPad, uma vez que o tablet da Apple deve abocanhar 61% desse mercado em 2011. Porém, ao limitar o mercado de computadores móveis aos tradicionais notebooks,  a participação da Apple cai drasticamente.

O estudo também nota que as vendas de PC em geral caíram pelo segundo trimestre consecutivo. A DisplaySearch credita essa queda, ao menos parcialmente, às vendas de tablets, que começaram a consumir o mercado de notebooks.

ipad2handson.jpg

iPad foi o grande "vilão" dos notebooks no último trimestre, de acordo com pesquisa

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail