Home > Notícias

Apple supera RIM e agora é a quarta maior fabricante de celulares

É a primeira vez que a companhia de Steve Jobs consegue ficar entre as cinco maiores; para isso, companhia vendeu mais de 14 milhões de iPhones

PC World / EUA

29/10/2010 às 15h52

Foto:

Pela primeira vez desde o lançamento do iPhone, a Apple conseguiu ficar entre as cinco maiores fabricantes de celulares no mundo – isso segundo os balanços divulgados pelas próprias empresas, referentes ao terceiro trimestre de 2010.

Entre os meses de julho e setembro, foram comercializados 14,1 milhões de dispositivos com a marca da maçã, quase o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado. Assim, com 4,3% do mercado, a companhia de Steve Jobs ultrapassou a Research In Motion (RIM), quinta colocada, que vendeu 12,4 milhões de BlackBerrys, e a Sony Ericsson, agora fora da lista dos cinco mais, com 10,4 milhões.

A Nokia continua como líder do setor: entregou 110,4 milhões de celulares, ante 71,4 milhões da Samsung. Bem atrás, em terceiro lugar, está a LG, com 28,9 milhões de unidades vendidas.

“A LG perdeu espaço devido à sua fraca linha de smartphones, enquanto que a Nokia sofreu com a falta de componentes, o que diminuiu suas vendas em alguns milhões de unidades”, disse Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics. Ele acrescentou que a diferença entre a empresa finlandesa e a Samsung nunca foi tão pequena para um terceiro trimestre.

iphone4390b

iPhone 4 chegou ao mercado brasileiro no último mês de setembro

Já a RIM estaria mais próxima de sair da lista do que de alcançar a Apple. Nesse sentido, a Strategy Analytics concorda com os comentários de Steve Jobs – “passamos a RIM, e eu não os vejo se aproximando de nós em um futuro próximo” – e alega que companhias como ZTE, Motorola, Huawei e Alcatel estão em ascensão.

Segundo o instituto de pesquisa IDC, foram comercializados 340,5 milhões de celulares durante o terceiro trimestre de 2010. As cinco maiores fabricantes foram responsáveis por 237,2 milhões, quase 70% do mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail