Home > Notícias

Apple supera Sony na área de games portáteis nos Estados Unidos

iPhone, iPad e iPod Touch também já ameaçam os consoles de mão oferecidos pela Nintendo

Macworld/Reino Unido

15/09/2010 às 15h37

Foto:

Uma nova pesquisa revela o que muitos já suspeitavam no âmbito dos games:  iPhone, iPad e  iPod touch superaram o PSP, da Sony, como plataforma de games nos estão quase ultrapassando o Nintendo DS. 

De acordo com os dados da International Gamers Survey 2010, a partir da empresa de consultoria e pesquisa de mercado Newzoo, 77 milhões de americanos jogam em seus celulares ou dispositivos portáteis. Desses, mais de 40 milhões usam o iPhone, iPod touch ou o iPad.

A plataforma de escolha para 41 milhões (os números não são excludentes) com idade de 10 anos para cima é o Nintendo DS e o DSi, e 18 milhões de americanos utilizam o PSP da Sony para jogar. A pesquisa também revela que dois terços dos usuários de iPad e PSP jogam games pelo menos três vezes por semana, comparado a metade dos usuários de DS, DSi, iPhone e iPod Touch. Players que gastam dinheiro em jogos são maior número nos aparelhos da Nintendo (67%) e PSP (66%), comparado aos detentores de iPod touch/iPhone (45%) e iPad (32%).

Grande parte dos 150 milhões de americanos que jogam no computador também o fazem em outras plataformas, de acordo com os dados. Quase 14 milhões de usuários do Nintendo DS/DSi (34%) também jogam no iPod Touch. A pesquisa mostra também que quase 90% das pessoas que jogam no iPad também utilizam um iPhone ou iPod Touch. 

Apesar dea maioria dos jogos para plataformas Apple geralmente ser mais barata, os gamers de DS e PSP tendem a gastar mais dinheiro comprando jogos. Aproximadamente 50% por cento dos donos de DS/DSo e 59% dos usuários de PSP gastam mais de 10 dólares por mês em games, mais do que os 38% daqueles que possuem um iPhone e iPod Touch. A maior taxa é dos usuários de iPad, com 72%.

A presença da Nintendo na Europa é mais forte. O abismo entre a companhia japonesa e a Apple é muito maior em mercados europeus importantes, comparado aos EUA, de acordo com os dados na relação abaixo. Os números são em quantidade de jogadores:

tabelaapplexnintendo.jpg

 

A Newzoo afirma que a parte dos jogadores pagantes é comparável com os números americanos, mas os gamers estão gastando menos em média por mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail