Home > Notícias

Apple tenta melhorar o sistema de aprovação de aplicativos para iPhone

Desenvolvedores agora podem acompanhar em que ponto do processo está o seu software; recurso já deveria ter sido adotado há muito tempo

Macworld/EUA

13/11/2009 às 9h26

Foto:

O processo de aprovação da App Store, loja de aplicativos online da Apple, foi "ligeiramente aprimorado" pela Apple. Desenvolvedores que submetem seus programas para aprovação agora podem ter atualizações sobre o status de sua solicitação.

A Wired está entre os primeiros a notar que o site Apple Dev Center agora traz um tabela que mostra em que ponto está a solicitação (“esperando por análise”, “em análise” ou “pronto para a venda”), com a data de cada etapa. Macworld confirmou a atualização, que também foi destaca por alguns desenvolvedores de iPhone no Twitter.

Claro que isso é nada mais que o mínimo que a empresa deveria informar ao desenvolvedor. Não há, ainda, informações sobre como a Apple continuará lidando com alguns casos de rejeições sem sentido de programas, com um processo extremamente burocrático e confuso. Entre os casos de veto estão Google Voice, Nine Inch NailsQuadCamera e o Superguide da Macworld.

Anteriormente, o site oferecia apenas informações gerais sobre o processo de aprovação, como o dado que apontava “98% de aprovação de aplicativos em uma semana de envido pelo desenvolvedor”.

Este novo passo está na direção certa, mas é muito pouco, se levarmos em consideração que a App Store tem mais de um ano. É algo que já deveria estar disponível desde o começo. Importantes desenvolvedores têm demonstrado seu descontentamento, como Joe Hewitt, que criou o aplicativo para o Facebook e chegou a dizer que nunca mais desenvolveria coisas para iPhone.

O problema é que a Apple não trata seus desenvolvedores da mesma forma, por exemplo, que trata seus consumidores. E olha que os desenvolvedores também compram produtos da Apple e até pagam para criar produtos para o iPhone. Eles têm uma importante parcela no sucesso da App Store. E merecem mais respeito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail