Home > Notícias

Apple terá formato próprio de proteção contra cópias de e-books

Contrariando a Adobe, Apple irá adotar formato FairPlay, o mesmo usado desde 2009 para proteger as músicas vendidas pelo iTunes

Redação da Macworld Brasil*

18/02/2010 às 12h51

Foto:

A Apple não usará o formato de proteção de cópias (DRM, na sigla em inglês) da Adobe, pois usará  tecnologia própria, a  FairPlay – a mesma usada para proteger as músicas vendidas pelo iTunes. O sistema só permitirá que os livros sejam lidos no iBook, leitor de e-books do iPad, o tablet da Apple.

Segundo a Adobe, seu DRM atual, o Adobe Digital Experience Protection Technology (ADEPT) tem a vantagem de permitir que um e-book comprado para um único aparelho seja lido em diversos dispositivos como, por exemplo, computadores com sistema operacional Mac ou Windows. Basta que a pessoa cadastre um determinado número de leitores virtuais e digite uma senha de autorização.

Mas muitos usuários estão aborrecidos com o ADEPT, já que livros eletrônicos comprados da Barnes & Noble, por exemplo, não puderam ser lidos em em dispositivos populares, como o Sony Reader, mesmo utilizando o mesmo DRM da Adobe.

*com a colaboração de Computerworld/EUA

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail