Home > Notícias

Apple terá novo sistema de segurança para a Mac App Store

A partir de março de 2012, loja de aplicativos incluirá um sistema de segurança chamado sandboxing; desenvolvedores criticam novidade

Macworld / EUA

04/11/2011 às 15h41

Foto:

Mudanças à vista para a Mac App Store. A partir de 1º de março de 2012, todos os apps da loja online para Macs terão de implementar um sistema de segurança chamado “sandboxing” para receberem aprovação da Apple.

O resultado é a oferta de aplicativos mais seguros para os usuários, mas alguns desenvolvedores já temem que esse processo de segurança os obrigue a retirar determinados recursos dos seus softwares.

A sandboxing é um sistema de segurança que regula o poder que os apps têm de controlar o seu Mac. Mais tecnicamente, ela  significa limitar o acesso de um app específico ao seu computador; em vez de permitir acesso completo a, digamos, a memória ou estrutura de arquivos do seu Mac, um app que passou por esse processo é confinado em um espaço isolado.

A Apple disse aos desenvolvedores que habilitar “o ambiente sandbox padrão é algo tão simples quanto marcar a caixa de verificação do lado direito da tela”, quando eles escrevem os códigos dos seus aplicativos.

Para o programador da Bare Bones Software, Rich Siegel, o processo é certamente bem simples. “No entanto, se um aplicativo ainda funcionará após as mudanças para a sandboxing terem sido habilitadas, é outra história completamente diferente. Quanto mais amplo e funcional for um produto, mais teste e engenharia serão necessários para que ele funcione corretamente, quando as mudanças para o sandboxing forem aplicadas”, explica.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail