Home > Notícias

TV da Apple está destinada a ser medíocre, afirma analista

Relatório da consultoria Seeking Alpha diz que empresa ganhará pouco com aparelho e aponta mercado já saturado de tocadores digitais

Macworld / Reino Unido

27/06/2012 às 11h35

Foto:

Em meio a rumores do lançamento de uma TV inteligente da Apple, mais uma consultoria afirmou nesta semana que a empresa ganhará pouco em sua possível entrada no mercado de televisores.

O relatório da Seeking Alpha, intitulado "Apple TV - Destinada a ser medíocre", aponta as baixas vendas da existente Apple TV (aparelho set-top box para transmissão via streaming). “Faz cinco anos desde que a Apple introduziu a Apple TV no mercado, e as vendas ainda não estão decolando em termos absolutos”, afirma o relatório da Seeking Alpha.

“O crescimento a passos lentos sugere que há uma total falta de interesse nessa categoria de produtos, não apenas na Apple TV”, aponta o documento.

Outro ponto contra a entrada da Apple no mercado de TVs, segundo a consultoria, é que “o mercado para tocadores digitais de mídia claramente tornou-se muito cheio”.

O ponto final do relatório é que “a Apple não possui nenhum conteúdo”. Em vez disso, “a Apple é um negócio movido pela venda de aparelhos”... “as vendas de conteúdos representam uma fatia muito pequena dos rendimentos da Apple”.

Leia também: 

- Foxconn nega estar trabalhando em TV inteligente da Apple

- Steve Jobs queria criar o iCar, revela diretor da Apple

 appletvinteligente01

Possível TV inteligente da Apple é vista com desconfiança por consultoria de mercado

Para a Seeking Alpha, os donos de conteúdo são os que possuem o monopólio do mercado. “O lucro da Apple com a Apple TV será mais uma vez amplamente impulsionado pelas vendas de hardware.”

“Os acionistas da Apple que colocam suas esperanças na Apple TV para alcançar um preço de mil dólares por ação podem estar desejando algo com uma probabilidade muito remota.”

Um relatório parecido publicado em maio também sugeriu que a Apple poderia encontrar dificuldades para ganhar dinheiro no mercado de televisores inteligentes. 

Nota da Macworld: O relatório da Seeking Alpha parece deixar passar o ponto de que a animação por uma televisão da Apple está ligada a crença de que a empresa vai transformar o mercado atual da mesma maneira que fez com o mercado de MP3 players, smartphones e tablets, com o iPod, iPhone e iPad, respectivamente. Talvez a Apple TV atual devesse ser vista como um produto de testes, assim como foi o acordo com a Motorola para adicionar o iTunes o Rokr foi a primeira investida da Apple no mercado de celulares. Quanto a Apple não faz dinheiro com a venda de conteúdo – o sucesso da App Store e da iTunes Store parecem negar esse argumento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail