Home > Notícias

Apple vai oferecer acesso ilimitado ao acervo do iTunes, diz jornal

Londres - Companhia negocia com gravadoras para oferecer catálogo completo da loja para clientes que pagarem um preço premium por iPods e iPhones.

Macworld/Reino Unido

19/03/2008 às 11h31

Foto:

A Apple está em discussões com as grandes gravadoras para oferecer acesso ilimitado ao acervo musical do iTunes.

Segundo reportagem do Financial Times, o modelo consiste em dar acesso livre ao catálogo completo da loja iTunes para os clientes que pagarem um preço premium por iPods e iPhones.

A Nokia anunciou uma iniciativa similar em parceria com a Universal Music em dezembro passado. O plano pode gerar receita para as gravadoras e, ao mesmo tempo, gerar demanda para os tocadores de mídia da Apple.

A Apple não comenta rumores ou especulações, mas as negociações só estariam dependendo da definição de quanto a empresa pagaria às gravadoras pelo seu acervo. A Nokia paga 80 dólares por dispositivo aos selos musicais, mas a Apple estaria oferecendo 20 dólares neste ponto das negociações, segundo a reportagem.

A companhia também estaria estudando um modelo de assinatura, diz o jornal. O empresário do U2, Paul McGuinness, previu em uma conferência da indústria musical na última semana que a Apple introduziria o modelo de assinatura em algum ponto.

“Pessoalmente, espero que a Apple revele logo um iPod que se conecta sem fio a um serviço de assinatura ‘toda a música, onde você estiver’. Gostaria que desse certo, se o conteúdo for pago apropriadamente”, disse ele. “Acesso é pelo que as pessoas vão pagar no futuro, não propriedade de cópias digitais das músicas”, disse McGuiness.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail