Home > Notícias

Apple deve oferecer “vídeo na nuvem”

Objetivo é que usuários do iTunes tenham acesso via Internet a conteúdos como filmes, a partir dos servidores da empresa, sem precisar armazená-los localmente

Macworld/EUA

04/03/2010 às 10h02

Foto:

A computação em nuvem é um dos termos da moda e muitos dos serviços disponíveis já seguem a chamada estratégia de cloud computing. No mundo da Apple, o MobileMe (e seu predecessor, .Mac) permitem armazenamento virtual e acesso a vários serviços, como o que permite localizar um iPhone roubado.

Com a aquisição da Lala pela Apple, acredita-se que a empresa de Steve Jobs deve turbinar o iTunes, permitindo a oferta de armazenamento online e streaming de música via Internet.

Segundo o site de tecnologia Cnet, a Apple tem vendido a grandes estúdios de cinema a ideia de utilizar o iTunes para armazenar e transmitir vídeo a partir dos servidores da Apple.

Com isso, os usuários do serviço podem utilizar vários tipos de dispositivos conectados à web, como smartphones e notebooks, para acessar seus conteúdos multimídia já adquiridos em qualquer lugar do planeta (via Wi-Fi ou mesmo 3G).

A ideia é que, com os consumidores não precisando mais ter que se preocupar com o espaço em disco ocupado por esses arquivos, eles possam comprar mais música e vídeo na iTunes Store (fato questionável, já que armazenamento em disco não chega a ser um problema nos computadores atuais...).

Atualmente, os maiores aplicativos na App Store são os games, mas se os dispositivos não tiverem que armazenar arquivos de multimídia, poderemos ver, em breve, aplicativos mais parrudos para outras áreas no iPhone ou iPod touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail