Home > Notícias

Apple vê iPad despencar e Samsung subir no mercado de tablets

De acordo com dados do IDC, setor cresceu 49,5% no ano-a-ano no 3T12 e 6,7% sobre o 2º trimestre de 2012

Da Redação

05/11/2012 às 15h20

Foto:

Os despachos de tablets para varejistas (shipments) totalizaram 27,8 milhões de unidades no 3º trimestre de 2012 (3T12), de acordo com dados preliminares do IDC. O setor cresceu 49,5% no ano-a-ano no 3T12 e 6,7% sobre o 2º trimestre de 2012. As entregas de produtos Android, liderados por Samsung e Amazon, subiram durante o trimestre, em detrimento da Apple, que viu sua participação cair notavelmente.

"Depois de um 2º trimestre muito forte, a Apple teve um crescimento lento, com queda nos segmentos de consumo final e comercial (incluindo educação), devido aos rumores de um mini-iPad", disse Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC Tablets. "Acreditamos que uma porcentagem considerável de consumidores interessados ​​em comprar um tablet da Apple adiaram o interesse no 3º trimestre. Agora que o mini chegou, esperamos que a Apple tenha um trimestre muito bom. Entretanto, acreditamos que o produto é relativamente caro (330 dólares) e deixa muito espaço para os fabricantes de Android."

A desaceleração da Apple derrubou a liderança da marca no mercado mundial de tablet, caindo de 65,5% em 2T12 para 50,4% no 3T12. Os restantes cinco principais fornecedores ganharam participação. O mais notável foi o trimestre impressionante da Samsung e seu crescente portfólio de tablets. A fabricante despachou 5,1 milhões de tablets de todo o mundo no 3T12, aumento de 115% sobre o 2T12, e de 325% sobre o 3T11, quando despachou 1,2 milhão.

O top 5 foi completado por Amazon, Asus e Lenovo, com todos os três fornecedores tendo crescimento no 2T12.  

Chart: Worldwide Tablet Vendors Market Share, 2012Q3Description: Worldwide Quarterly Tablet TrackerIDC's Worldwide Quarterly Tracker provides total market size and vendor share for both the Tablet and eReader markets in 46 countries. Detailed segmentation is provided by CPU, operating system, connectivity type, screen size and resolution, storage, distribution channel, and customer segment. Measurement for this tracker is in units, value, and end-user price. For more information, or to subscribe to the research, please contact Kathy Nagamine at 1-650-350-6423 or knagamine@idc.com. Further detail about this tracker can be found at:http://www.idc.com/tracker/showproductinfo.jsp?prod_id=81Tags: Samsung, Apple, Amazon, Asus, Lenovo, Tablet, IDC, tracker, Q3 2012, 3Q 2012, market share, galaxy, iPad, Kindle, Transformer, ideapad, 2012Q3Author: IDCcharts powered by iCharts

 

"A Samsung aproveitou uma oportunidade no 2º trimestre", disse Ryan Reith, gerente da IDC. "A empresa oferece uma ampla gama de ofertas de tablet em tamanhos de tela e em cores múltiplos. Seu crescimento para 18,4% de participação de mercado em todo o mundo durante o trimestre representa a primeira vez que um concorrente atingiu este nível desde o lançamento original do iPad original."

"Os concorrentes estão aumentando a pressão sobre a Apple", acrescentou Reith. "Com a introdução recente de uma série de tablets Windows 8 e RT, os consumidores têm agora uma terceira plataforma. Entanto, o preço é crítico, e a Microsoft e seus parceiros terão dificuldades com seus produtos a partir de 500 dólares".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail