Home > Notícias

Apple volta a derrotar Motorola e complica rival em guerra de patentes

Fabricante teria violado patente que abrange movimentos em telas touchscreen. Decisão final fica para julho e ameaça todo o ecossistema Android.

Macworld / Reino Unido

03/04/2012 às 15h43

Foto:

O juiz Richard Posner, de Chicago, nos Estados Unidos, aceitou a patente da Apple para a tela heurística sensível ao toque, após confronto com a Motorola. A decisão final deverá ficar para julho, mas, se confirmada, a fabricante dificilmente evitará sua condenação por infringir patentes, o que poderá também prejudicar o Android.

Isso porque a patente compreende a habilidade de reconhecer movimentos com os dedos que não desenhem linhas retas. O analista Florian Mueller concorda com a Motorola quanto à alegação de que o recurso é muito abrangente e por isso não deveria ser reconhecido como proprietário.

“A Motorola terá de elaborar argumentos muito bons para evitar um desastre”, destacou Mueller no último sábado (31/03), em seu blog. A batalha contra a Apple existe desde janeiro, quando Posner considerou o processo válido.

Leia mais: Apple obtém vitória crucial em guerra de patentes contra Motorola

A companhia defendeu que o pedido da Apple até poderia ser aceito, mas que teria de ser mais específico e se limitar aos movimentos com ângulo de até 27 graus. O juiz, porém, recusou o protesto.

“Rejeito o argumento – é a terceira vez que o fazem e a terceira vez que o nego – a estrutura deveria limitar-se a um ângulo de 27 graus como exemplo de especificação”, relatou na última sexta-feira (30/03).

Para Mueller, se a disputa favorecer a companhia de Cupertino, os dispositivos Android serão seriamente prejudicados. “Motorola e Samsung, todo o ecossistema Android, enfrentarão uma ameaça enorme. Se não puderem utilizar os gestos descritas no documento eles deixarão de ser competitivos.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail