Home > Notícias

Apple volta a usar prova falsa em processo contra Samsung, diz site

Desta vez, companhia teria mudado tamanho de imagem do Galaxy S para favorecer processo na Holanda; caso anterior aconteceu em denúncia contra o Galaxy Tab na Alemanha

Macworld / EUA

19/08/2011 às 14h30

Foto:

A Apple voltou a utilizar provas falsas em um processo contra a rival Samsung. Desta vez, o fato aconteceu na Holanda, onde a companhia alega que os smartphones Galaxy S são muito parecidos com o seu iPhone 3G.

A empresa de Steve Jobs forneceu evidência visual alterada das similaridades entre o iPhone 3G e o Galaxy S, da Samsung, para uma corte da cidade holandesa de Hague, de acordo com informações do site local Webwereld.nl (que é parceiro da Macworld).

Desta vez, a imagem de um Galaxy S foi redimensionada para ficar igual ao iPhone 3G. Durante a audiência na última semana, o advogado da Samsung, Bas Berghuis (da Simmons and Simmons), alegou que a Apple havia “manipulado” evidências visuais, fazendo com que os aparelhos da Samsung ficassem mais parecidos com os da Apple.

A investigação da Webwereld descobriu que uma das imagens fornecidas pela Apple como evidência no caso holandês estava errada ou havia sido manipulada.

provafalsagalaxys01.jpg

Segundo site holandês, Apple teria redimensionado imagem em processo contra Samsung

Tamanho errado
Na página 77 do processo, vista pelo Webwereld, os advogados da Apple forneceram uma imagem de um iPhone 3G próximo de um Galaxy S como “um exemplo da similaridade relevante para os direitos autorais.”

Mas a imagem que a Apple forneceu do Galaxy S é imprecisa e não corresponde ao Galaxy S verdadeiro. Análises feitas depois confirmaram essa afirmação. O Galaxy S, lançado na Holanda em julho de 2010, é mais alto e largo do que o iPhone 3G.

De acordo com a Samsung, as dimensões do Galaxy S são 122,4mm por 64,2mm. O iPhone 3G mede 115,5mm por 62,1mm. No texto, a Apple confirma que o Galaxy possui alguns “elementos não idênticos, como as dimensões um pouco maiores.”

A imagem fornecida do Galaxy S foi redimensionada em cerca de 6%, fazendo com que o Galaxy S pareça menor e fique ainda mais semelhante ao  iPhone. 

Um especialista  em casos de propriedade intelectual, que não quis se identificar, afirmou que quando imagens são anexadas tanto na denúncia quanto em produções separadas, aquelas na denúncia seriam consideradas mais importantes.

Conforme publicamos, a Apple também tem um caso parecido em andamento na Alemanha, parte de uma batalha por propriedade intelectual com a Samsung no mercado de smartphones e tablets.

Além das acusações de que os aparelhos Galaxy são imitações “sem originalidade” dos designs da Apple, as duas companhias estão brigando por supostas violações de patentes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail