Home > Notícias

Apple x Adobe: empresa de Jobs está na mira da Justiça

Estados Unidos preparam uma ação antitruste contra a companhia, por conta da restrição a ferramentas de desenvolvimento para iPhone

PC World/EUA

04/05/2010 às 9h35

Foto:

A Apple pode, em breve, experimentar um processo mais familiar à Microsoft. A Justiça dos Estados Unidos prepara uma ação antitruste contra a empresa de Steve Jobs.  A iniciativa tem como motivo a decisão da Apple de impedir o uso de Flash e de outros plataformas de desenvolvimento para iPhone.

Segundo o jornal New York Post o processo pode ser iniciado nos próximos dias. De acordo com a publicação, a  FTC (Comissão Federal do Comércio) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estão decidindo qual órgão vai comandar o processo.

Em abril, com uma sutil mudança no acordo de licença para desenvolvedores, a Apple baniu o uso de ferramentas rivais de programação, incluindo uma que a Adobe estava prestes a lançar, na criação de aplicativos para iPhone e iPad. 

A mudança impede o uso de compiladores feitos para múltiplas plataformas (cross-platforms), bem como software feitos em Java, em softwares para iPhone.

Apple e Adobe travam uma guerra pesada. Nos últimos capítulos desse combate, Steve Jobs divulgou uma carta no site de sua empresa detonando o Flash. Segundo a Adobe, a iniciativa é uma “cortina de fumaça”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail