Home > Notícias

Apple x hackers: empresa impede iPhone com jailbreak de abrir e-books

Quem “destravou” seu celular com a ferramenta Greenpois0n recebe uma mensagem de erro ao tentar ler um livro comprado

PC World/EUA

16/02/2011 às 11h05

Foto:

O jailbreak, processo que “destrava” o iPhone para que o usuário utilize programas e recursos não autorizados pela Apple (o que pode incluir programas piratas) não é nem um pouco bem visto pela empresa de Steve Jobs.

E ela acaba de “pregar uma peça” nos hackers. A nova ferramenta Greenpois0n, que permite fazer o jailbreak no iOS 4.2.1 (última versão do sistema operacional da Apple) vem com um efeito colateral, que faz com que livros comprados pelo usuário do aparelho simplesmente não seja lido.

A iniciativa, que tem sido apontado por usuários de jailbreak como “um ataque à comunidade”, também tem sido apontada por outros como legítima defesa contra a pirataria de conteúdo.  O caso deve causar muita polêmica, já que nos Estados Unidos o ato de “destravar” o celular da Apple foi considerado legal pela Justiça norte-americana.

De qualquer forma, o grupo de hackers iPhone Dev-Team já divulgou uma atualização para sua popular ferramenta PwnageTool que permite driblar o recurso relacionado à proteção de direitos autorais (DRM).

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail