Home > Notícias

Apps para iPhone se inspiram em sucesso de Instagram e Draw Something

Socialcam Video Camera troca fotos por vídeos em rede social e Sing Something pede para amigos advinharem que música usuário cantou; programas são gratuitos

Luiz Mazetto

28/05/2012 às 17h55

Foto:

O imenso sucesso dos aplicativos Instagram, comprado recentemente pelo Facebook por US$1 bi, e Draw Something, com mais de 50 milhões de downloads em dois meses, parece ter inspirado muitos desenvolvedores de iOS.

E nem é o caso apenas das sempre comuns cópias (quase) idênticas que aparecem nessas situações. Ao ver apps como Socialcam Video Camera e Sing Something, para citar os mais famosos, é impossível não lembrar dos casos bem-sucedidos acima.

Só que esses exemplos, criados por desenvolvedores diferentes, tentam mudar um pouco a abordagem dos “originais”. Assim, enquanto o Socialcam troca as fotos do Instagram por vídeos feitos pelos usuários, o Sing faz com que os usuários advinhem o que os amigos estão cantando e não desenhando, como acontece no Draw Something no melhor estilo “Imagem & Ação”.

E apesar de não terem repetido as marcas impressionantes do Instagram e Draw Something, os softwares citados conseguiram fazer sucesso ao tentar ir um pouco além. O Socialcam Video atualmente está entre os mais baixados na App Store do Brasil e EUA, mas foi criticado por sua integração com o Facebook possuir poucos controles de privacidade. Já o Sing Somethng, lançado há apenas alguns dias, conseguiu bons reviews e críticas entre os usuários e sites especializados. No entanto, o app não figura no Top 10 das App Stores brasileira e norte-americana.

“Nós amamos cantar no chuveiro e sempre quisemos criar um game baseado em música, apenas não conseguíamos encontrar a receita correta. Então demos de cara com o conceito de Draw Something e foi isso”, explica um dos desenvolvedores do Sing, Vlado Hrincar, em entrevista ao Mashable. O app permite que o usuário escolha as músicas que quer cantar, mas não fornece as letras – há links para as faixas no YouTube para ajudar.

Leia também:

- Facebook Camera tem a "cara" do Instagram, mas não compete com o app

socialcamios01.jpg

App Socialcam tem interface simples que permite ver quais os vídeos mais populares

Lançado em 2011, o Socialcam foi criado por ninguém menos que o criador do conhecido serviço de vídeos JustinTV, Justin Kan, e assim como seus rivais Viddy e Cinemagram está em busca do posto de "Instagram para vídeos".

singsomething01.jpg

Quarteto de Liverpool aparece entre as opções do Sing Something

Vale lembrar que ambos os aplicativos são gratuitos e permitem a criação de contas a partir de um e-mail ou usuário no Facebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail