Home > Notícias

Apps para o novo MacBook Pro Retina começam a aparecer

Cerca de um mês após lançamento do notebook da Apple, apps e games com suporte para tela de alta resolução estão chegando com tudo 'a Mac App Store.

Macworld / EUA

17/07/2012 às 11h22

Foto:

A passos lentos, mas certeiros, os aplicativos habilitados para a tela Retina do novo MacBook Pro estão começando a chegar ao mercado – e esse número deve crescer de forma considerável com o verão e as férias nos EUA.

O lançamento do MacBook Pro Retina no mês passado inicialmente pegou desenvolvedores de software de “calças-curtas”; seus apps não estavam prontos para o novo display de altíssima resolução do notebook da Apple. Obviamente, a companhia de Cupertino foi a primeira  a aparecer com programas compatíveis com a nova tela, como iPhoto, Aperture e Final Cut Pro X. Mas agora os desenvolvedores estão começando a alcançar o display que já podia ser encontrado no iPhone 4 e 4S e no novo iPad.

Apps que foram atualizados desde o lançamento do MacBook Pro Retina incluem programas conhecidos como Reeder, Sparrow e Twitteriffic. Além disso, games de franquias famosas como Call of Duty e Star Wars também ganham updates para o display de alta resolução.

E há mais a caminho. A Macworld EUA conversou com duas dezenas de desenvolvedores nesta semana para verificar o status de seus apps. A maioria disse estar muito próxima de lançar updates para a tela Retina de seus programas – mas as empresas com muitos aplicativos disseram que esses upgrades serão liberados de forma mais lenta nos próximos meses.

Leia também:

- Review: com tela Retina, novo MacBook Pro redefine notebooks completos

macbookproretina01.png

Salgado: novo MacBook Pro Retina custa a partir de R$10 mil no Brasil

Leva tempo

“Sendo uma pequena empresa, não podemos devotar nossos recursos para atualizar tudo de uma vez”, afirmou o porta-voz da Ambrosia, John Champlin. “Por isso, estamos priorizando nossa linha de produtos e começamos a atualizar o que podemos, o mais rápido possível.” 

Os comentários de Champlin foram ecoados por outros desenvedores, sendo que a maioria deles não quis informar uma data específica para lançar os aplicativos de maior resolução.

“Vamos lançar um produto por vez”, afirmou o criador de apps da Many Tricks, Rob Griffiths. Sua empresa oferece dez aplicativos para Mac, o que complica o processo. “A logística de fazer tudo de uma vez é esmagadora.” 

Os desenvolvedores afirmam que gostaram da tela Retina. “Alta resolução é bem impressionante, e mal posso esperar para que ela esteja em todas as máquinas”, afirmou o desenvolvedor da Flying Meta, Gus Mueller, que liberou recentemente versões atualizadas dos apps Acorn e VoodooPad.

No entanto, atualizar para uma tela Retina envolve mais do que apenas adicionar algumas sequências de código.

“Os desafios variam no suporte da tela Retina de app para app, incluindo lentidão em resoluções maiores, alterações de interface de usuário necessárias para suportar as resoluções mais altas, e a implementação geral de uma resolução maior em games onde ela não existe”, afirmou a porta-voz da Aspyr, Elizabeth Howard. “Cada situação exige um suporte diferente dos desenvolvedores.”

blackopsmapa01.jpg

Call of Duty é um dos games para Mac que ganhou suporte para nova tela Retina

Alta resolução

Confira abaixo uma lista de apps para Mac que já receberam atualização com suporte para o novo MacBook Pro Retina. (Nota: Alguns deles ainda não foram aprovados pela Apple para a Mac App Store.)

AppsAcornApertureCoda
2
Final
Cut Pro X
iMovieiPhotoMint
Quickview
PulpReeder,SparrowTextExpanderTwitterifficVoodooPad.

GamesCall
of Duty
Civilization
V
Doom
3
PreyQuake
4
Call
of Duty
Star
Wars: Empire at War
Star
Wars: Jedi Knight II
.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail