Home > Dicas

Aprenda a criar atalhos de teclado no OS X

Pouca gente sabe, mas o OS X permite criar atalhos de teclado personalizados para qualquer app, para agilizar a execução de comandos frequentes. Veja como é fácil.

Dan Miller, Macworld EUA

21/03/2014 às 16h23

AtalhoOSX_Abre-435px.jpg
Foto:

Neste artigo eu vou te ensinar a criar atalhos de teclado no OS X. E você pode estar se perguntando: "pra quê?". Bem, o motivo mais óbvio é para executar rapidamente um comando sem precisar usar o mouse para navegar por um punhado de menus.

Outro motivo: aplicativos mal projetados podem estar usando um dos atalhos globais do OS X para fins próprios, e você precisa resolver este conflito. Não importa a razão, criar seus próprios atalhos para um app qualquer é bastante simples.

O primeiro passo é anotar exatamente como o comando para o qual você quer criar um atalho está escrito. Basta abrir o app, encontrar o comando no menu e anotar exatamente como ele está escrito. Isso inclui até mesmo os "..." que aparecem no fim do comando.

Agora abra as preferências do sistema, vá ao painel Teclado e clique na aba Atalhos. Selecione App Shortcuts na lista à esquerda da janela, e clique no botão com o sinal de +. Na janela que surgir selecione o app no qual você quer criar o atalho, e no campo Título de Menu digite o comando que será executado com o atalho, exatamente como escrito no menu do app. 

AtalhoOSX_Detalhes-400px
Basta preencher três campos para criar atalhos em qualquer app

Aqui há uma coisa estranha: se o menu incluir uma ellipsis (os "...") no final, você precisa incluí-la. Em alguns casos você pode simplesmente digitar três pontos, mas em outros precisa usar uma ellipsis verdadeira, um caractere especial que é produzido digitando Option+;. Tente as duas opções, e veja qual delas funciona.

Agora clique no campo Atalho de Teclado e defina a combinação de teclas que será usada para "disparar" o comando. Obviamente você deve evitar combinações que já estão em uso comum, como Command+B e Command+C. Se você indicar uma combinação que já é usada por um outro comando no app, o novo atalho não irá funcionar. Quando terminar, clique em Adicionar.

Agora basta reiniciar o app para o qual você criou o atalho. Experimente o novo comando, ele deve funcionar.

Note que alguns apps usam o mesmo título mais de uma vez nos menus. Por exemplo, no Mail há Formatar > Nível de Citação -> Aumentar e Formatar -> Recuo -> Aumentar. Nesses casos, simplesmente criar um atalho para o comando Aumentar não irá funcionar. A solução é digitar, no campo Título de Menu, o "caminho completo" até o comando, usando um hífen seguido do sinal de maior (->) para separar os elementos. Por exemplo Formatar -> Recuo -> Aumentar. Assim o comando correto será executado quando você digitar o atalho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail