Home > Dicas

Aprenda a desabilitar a senha de login no Windows

Se você é o único usuário de um desktop, esta dica pode ajudá-lo a economizar alguns segundos no boot. Mas nunca a use em uma máquina compartilhada!

Da Redação

11/11/2013 às 17h57

SenhaWindows_Abre-435px.jpg
Foto:

Antes de mais nada, vamos deixar claro: desabilitar uma senha não é algo que normalmente recomendaríamos, mas entendemos que pode ser uma idéia atraente em alguns casos. Por exemplo, se seu computador é um desktop que nunca sai de casa e você mora sozinho, eliminá-la pode ser uma forma de reduzir o tempo entre o ato de ligar o computador e ele estar pronto para o uso.

Mas fica o aviso: nunca elimine a senha do Windows em um PC compartilhado, ou em um notebook. Sem ela suas informações ficam vulneráveis, e qualquer pessoa que tenha acesso físico à máquina também terá acesso a todos os seus arquivos, e-mails e mais.

Não é algo que eu faria, mas se você estiver disposto, basta seguir alguns passos. O primeiro é chegar à janela de Contas de Usuário, e o caminho até lá varia de acordo com a versão do Windows que você está usando:

Windows XP: Clique em Iniciar / Executar, digite control userpasswords2 e tecle Enter
Windows Vista e 7: Clique em Iniciar, digite netplwiz e tecle Enter
Windows 8 e 8.1: Na Tela Iniciar digite netplwiz e tecle Enter

senhawindows_contas-580px.jpg
Basta desmarcar uma opção na janela Contas de Usuário para se livrar da senha de login

Na janela Contas de Usuário selecione a sua conta e desmarque a opção Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador. Clique em OK e o Windows irá pedir para você digitar sua senha duas vezes. Faça isso.

Da próxima vez em que você iniciar o computador, o Windows irá automaticamente para o desktop, sem pedir uma senha.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail