Home > Dicas

Aprenda a desabilitar o corretor automático no Android

Dependendo do seu estilo de digitação as correções e sugestões podem atrapalhar mais do que ajudar. Mostramos como se livrar delas e conseguir algo melhor.

Florence Ion, Greenbot*

26/05/2014 às 13h38

AndroidCorrect_Abre-520px.jpg
Foto:

Gosto do fato de que o teclado do Android tenta “adivinhar” o que estou digitando, mas as previsões podem ser absurdas, especialmente se você é bilingue e às vezes digita mensagens em um idioma que não é o do dia-a-dia. Por isso prefiro deixar a correção automática desabilitada. Se você é como eu, siga os passos abaixo.

Mudando as configurações

As instruções a seguir foram testadas em um aparelho com o Android 4.4. As coisas podem ser diferentes em um aparelho que tem uma interface própria de um fabricante, como os da Samsung ou LG.

AndroidCorrect_Ajustes-400px
As opções em destaque são as que você tem de modificar

Abra a lista de aplicativos e toque em Config / Idioma. Procure a categoria Teclado e métodos de entrada e toque no botão de configurações em frente ao nome do teclado padrão (no caso Teclado Android (AOSP)). 

AndroidCorrect_DesativaAuto-400px
Marque a opção Desativado nesta janela para desligar a correção automática 

Procure o item Correção Automática e na janela que surge escolha o quão “agressivo” o sistema de correção deve ser. O padrão é Moderado, e para desativá-lo completamente toque em Desativado.

AndroidCorrect_DesativaSugestao-400px
Marque a opção Sempre ocultar nesta janela para desativar as sugestões de palavras

Se você também não gosta das sugestões de correção, pode desativá-las tocando em Exibir sugestões de correção e marcando a opção Sempre ocultar.

Uma alternativa

Se você não se dá bem com as previsões do teclado padrão do Android, mas não quer ficar sem este recurso, uma alternativa é experimentar um outro teclado. Entre os vários disponíveis na loja Google Play um dos mais bem cotados é o Swiftkey.

Ele pode “aprender” seu vocabulário analisando seus e-mails, posts no Twitter e mensagens SMS, e ainda conta com pacotes com mais de 60 idiomas suportados. Você pode habilitar até três idiomas por vez, e misturar idiomas em uma mesma mensagem sem nenhum problema. 

O Swiftkey custa R$ 12, e há uma versão gratuita para testes, com recursos limitados.

* Com informações adicionais de Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail