Home > Dicas

Aprenda a desinstalar apps no Windows 8

Apps “modernos” não aparecem no Painel de Controle, mas não se preocupe: bastam alguns cliques do mouse, ou uma “dancinha” com os dedos, para se livrar deles.

Rick Broida, PCWorld EUA

23/04/2013 às 18h36

Foto:

Se você é novo no Windows 8, imagino que está confuso com algumas coisas. Por exemplo, se você usa a “interface moderna” (com a nova Tela Iniciar e os blocos dinâmicos), com certeza já deve ter instalado alguns apps. É parte da diversão, certo?

Mas o que acontece quando você quer remover um app? Se você abrir a barra de Charms (teclando Windows+C) e clicar em Configurações, não encontrará nada relacionado. Nem se você clicar em Configurações / Mudar configurações do Computador.

Leia também
10 dicas para dominar o Windows 8

Mas sempre há o bom e velho painel de controle, certo? Errado. Quando você chegar lá, verá que os apps “modernos” não são listados. Parece que o Windows não os considera como “programas” num sentido tradicional.

Na verdade, desinstalar um app no Windows 8 é muito fácil, pelo menos se você usa o mouse: clique com o botão direito do mouse sobre o bloco do app na tela Iniciar, e escolha a opção Desinstalar na barra de ferramentas que surge no rodapé da tela.

win8_desinstala-360px.jpg
Opção "desinstalar" aparece em uma barra no rodapé da tela

Mas se você está usando um tablet com tela sensível ao toque, não há um “botão direito” para clicar. Você precisa fazer uma manobra: toque e segure o dedo sobre o bloco, arraste-o um pouquinho só para baixo e solte-o. Você verá uma marquinha em “V” surgir no canto superior direito do bloco, e a barra de ferramentas surgirá no rodapé da tela. Agora basta clicar em Desinstalar.

Agora que conheço o truque, parece fácil o bastante. Mas não entendo porque a Microsoft adicionou a necessidade de arrastar o bloco para baixo. Com quase qualquer outra interface baseada em toque, bastaria tocar e segurar o bloco. De fato, se você já tentou rearranjar os blocos arrastando-os para uma nova posição, sabe que isso não funciona do jeito “normal”: você tem que dar aquela arrastadinha pra baixo antes de poder reposicioná-lo. Não é difícil, só não é lá muito intuitivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail