Home > Dicas

Aprenda a exportar os contatos da agenda do Mac

Processo simples utiliza aplicativo gratuito Mail Scripts e economiza tempo dos usuários para compartilhar listas com amigos

Macworld/EUA

07/07/2011 às 10h59

Foto:

O leitor Jim Arsenault quer compartilhar seus contatos. Por isso, ele nos escreveu com a seguinte dúvida:

Eu quero enviar os endereços de e-mail de membros de um grupo em meu Address Book (Agenda) para um amigo para que ele possa usá-los. Ele usa um computador com sistema Windows. Mas eu não quero copiar e colar um endereço por vez no corpo do e-mail, porque são muitos.

Baixe uma cópia do sempre útil app Mail Scripts (de Andreas Amann) e rode o instalador. Se você não encontrar um ícone AppleScript na barra de menu, rode o Editor AppleScript  (encontrado na pasta Utilititários), abra as preferências, e na aba Geral habilite a opção (Mostrar o Menu de Roteriros na barra de menus).

Feito isso, clique no menu AppleScript na barra de menu, selecione Address Book Scripts, e então escolha a opção Export Addresses (Exportar Endereços).  O aplicativo então será aberto. A partir de sua janela, selecione o grupo que gostaria de exportar endereços de e-mail e clique no botão Export. Na planilha resultante, selecione os campos que você quer exportar – E-mail, no seu caso – e qualquer elemento naquele campo, como Home, Work e Other.

No menu pop-up na parte inferior da planilha, escolha um formato de saída para os dados – suas opções são Limitado por Aba, Vírgula, Separado e Delimitador Padrão. O aplicativo então vai criar um arquivo de texto que contém justamente a informação que você quer e colocar esse arquivo no Desktop. Simplesmente anexe esse arquivo a uma mensagem de e-mail e envie-a para o seu amigo.

addressbook01.jpg

É fácil exportar seus contatos com o Mail Scripts

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail