Home > Dicas

Aprenda a fotografar em HDR com o iPhone

Saiba mais sobre este recurso que pode ajudar a obter melhores fotos em cenas com alto contraste entre luz e sombra.

Mary Gordon

09/05/2014 às 16h54

iPhoneHDR_Abre-520px.jpg
Foto:

O app de câmera do iPhone oferece todo tipo de truques legais para tirar fotos em qualquer ambiente. Na maioria dos casos, tudo o que você precisa fazer para conseguir uma boa foto é tocar na tela para definir a exposição e o foco. Mas isso pode não ser o bastante se você estiver fotografando cenas com grande constraste entre luz e sombra. É aqui que entra um dos truques da câmera, um recurso chamado HDR (do inglês “High Dinamic Range” ou “Grande Alcance Dinâmico”)

Porque fotografar em HDR?

Imagine que você está tirando um retrato na praia em um dia ensolarado, e a pessoa fotografada (o “assunto”) está contra o sol. Sem HDR, duas coisas podem acontecer: ou o rosto da pessoa fica perfeitamente iluminado, mas o resto da imagem ficará “lavada”, ou a cena no geral fica bem iluminada mas o rosto fica escuro e ligeiramente fora de foco.

Quando você habilita o HDR em seu iPhone e tira uma foto, o aparelho na verdade faz três fotos com diferentes ajustes de exposição (um para destacar as áreas claras, um para as escuras, outro intermediário) e combina elas para criar uma imagem em que todas as áreas estão igualmente expostas. As áreas claras não vão “estourar” e perder os detalhes, nem as escuras irão virar um breu. Veja o exemplo abaixo.

iPhoneHDR_Compara-580px
Comparativo entre uma foto com HDR (à esquerda) e sem HDR (à direita)
Note a diferença nos detalhes nas janelas.

Fotografando em HDR

Para fazer uma foto em HDR abra o app Câmera em seu iPhone ou iPad e note que no topo da tela há um texto em branco que diz Sem HDR. Toque nele e o texto irá mudar para Com HDR em amarelo. Pronto, isso significa que o modo HDR está ativado.

Ao fotografar em HDR escolha o assunto principal da foto (ou seja, a pessoa ou objeto que você quer fotografar) como o ponto focal, tocando sobre ele. Isso garante que o ponto mais importante da imagem estará corretamente exposto, e dá ao processador do iPhone mais dados com as quais trabalhar. Se puder, experimente vários pontos de foco e compare os resultados para aprender o que dá os melhores resultados.

iPhoneHDR_Toggle-580px
A "chave" para ligar ou desligar o HDR fica no topo da tela no app Câmera

Mas por mais legal que o HDR seja, não é uma panacéia universal. Ele não cria luz onde não há nenhuma, como na penumbra em um restaurante ou ao por do sol. E o flash é desativado no modo HDR. Se precisar de mais luz, arranje um pouco de luz ambiente ou use o flash de um outro aparelho como “lanterna”. Quanto mais luz, mais informações a câmera irá captar, e mais detalhes o iPhone conseguirá mostrar na imagem.

HDR automático

O iPhone 5S tem uma outra opção no topo da tela no app da câmera: HDR Automático. Quando ela está habilitada a câmera verifica se a imagem tem luz o bastante. Se houver ela faz uma foto comum, se não ativa automaticamente o modo HDR.

Eliminando duplicatas

Por padrão, quando você faz uma foto em HDR seu aparelho guarda duas imagems: uma em HDR e uma normal. Se você preferir não guardar a imagem normal, abra o app Ajustes, toque em Foto e Câmera e desative a opção Manter Foto Normal. Da próxima vez que fizer uma foto em HDR, apenas ela será mantida. Pessoalmente eu gosto de manter esta opção ligada, já que me permite comparar os resultados e escolher o que acho melhor, que nem sempre é a imagem com HDR.

iPhoneHDR_Indicador-580px
Este ícone no canto superior direito da tela no app Fotos indica quando uma imagem foi feita em HDR

E para diferenciar entre imagens normais ou em HDR no Rolo da Câmera, basta olhar no canto superior direito da imagem: aquelas em HDR são indicadas por um ícone translúcido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail